A prefeita do município de Amajari (RR), Núbia Lima (MDB), conseguiu um feito inédito ao promover mais uma edição do Festejo da Comunidade do Araçá e nenhuma liderança do Estado convidada para o evento ter aceitado participar ao lado dela.
O abandono da prefeita de amajari já é um sinal da aproximação das eleições municipais e de como candidatos a reeleição em Roraima terão dificuldades para compor chapas e disputar o pleito com chances de vitória
O governador Antônio Denarium (PP), os senadores Mecias de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (PP), o ex-deputado federal e atual ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, Jonathan de Jesus, e até o deputado estadual Marcelo Cabral (Cidadania), cunhado da prefeita de Amajari Núbia Lima, simplesmente ignoraram o convite e não compareceram a um dos mais populares eventos da cidade e que reuniu toda a comunidade.
Nem o ex-senador Telmário Mota, histórico aliado de Núbia Lima, que apesar de derrotado nas urnas liderou a votação para senador em Amajari, com expressivos 40,36% dos votos, enviou representante ou justificou a ausência.
O que mais intrigou os moradores do Amajari foi que, segundo a própria prefeita e seu marido, Rodrigo Cabral, em vídeo postado nas redes sociais, o evento teria sido realizado com o apoio desses políticos, que preferiram não comparecer em massa.
Leia mais:
Ministro pede reforço na segurança para enfrentar garimpeiros em Roraima
Yanomami: equipe do Ministério começa a trabalhar em Roraima
Um analista político da região ouvido pelo site acredita que a ausência do governador e parlamentares se deve à impopularidade da atual gestão de amajari, que não estaria agradando a população.
A situação partidária da chefe do Executivo Municipal pode ser outro fator a ser considerado. Núbia Lima foi eleita pelo MDB e continua filiada ao partido que é declaradamente a maior oposição ao governo de Antônio Denarium. Contudo, ela apoiou a reeleição do governador, que contabilizou 66% dos votos da região, em detrimento da candidata do MDB, que saiu derrotada das urnas.
Nos bastidores, a informação é que apesar da baixa avaliação de sua gestão, Núbia Lima pretende se candidatar à reeleição no ano que vem, com promessa de filiação ao Republicanos, partido comandado por Mecias de Jesus.
Há ainda um componente familiar que estaria corroendo a relação com o deputado estadual Marcelo Cabral, irmão gêmeo do esposo da prefeita. Marcelo Cabral foi o parlamentar mais bem votado no município, onde sua família mantém raízes, com 20,48% dos votos válidos.
Contudo, o deputado estaria magoado porque a prefeita não apoiou sua esposa, Simone Queiroz, que foi candidata a deputada federal nas últimas eleições. Ela obteve apenas 675 votos no município comandado pela concunhada, o que pode ter sido o “fiel da balança” para sua derrota.