29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Especialistas analisam repercussão de medida contra aumento do Cotão na CMM

Publicado em:

- Anúncio -

Em entrevista à rádio Onda Digital na manhã de segunda-feira (31), a advogada e especialista em direito eleitoral Maria Benigno e o professor de Direito Helso Ribeiro comentaram a repercussão da ação judicial apresentada pelos vereadores Amom Mandel (sem partido) e Rodrigo Guedes (PSC) contra o aumento de 83% do valor da Cota de Exercício para Atividade Parlamentar (Ceap), o chamado Cotão.

Na sexta-feira (28), a juíza de Direito Etelvina Lobo Braga, titular da 3.ª Vara da Fazenda Pública de Manaus, determinou a suspensão do reajuste e fixou multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento da medida, aprovada na última sessão legislativa da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em 2021.

Para Ribeiro, a conduta dos parlamentares é um exemplo de eficiência diante do descrédito da classe política brasileira. “A população gosta de ver um político que se preocupa com a forma com que os recursos públicos são gastos e aplicados”, avaliou. “Mudar de ideia é sinal de maturidade”.

Leia mais:

Amom e Guedes entram com mandado de segurança contra aumento do Cotão

Guedes e Amom vão protocolar ação judicial contra aumento do Cotão

 

 

Em contraponto, a advogada ressaltou que o êxito da medida representa um pequeno avanço diante do jogo de interesses da administração pública.

“Os vereadores não são bem vistos, mas a população aplaude a atitude dos colegas”, disse Maria. “No entanto, as coisas não funcionam de forma tão simples como imaginamos. São vários interesses envolvidos – partidos, lideranças. Muitos parlamentares têm de honrar acordos estabelecidos antes da eleição e, se não o fizerem, poderão ser retirados”, acrescentou.

Na avaliação de Maria, a eficiência na gestão pública deve ser estimulada pela fiscalização e cobrança por parte do eleitorado.

“As redes sociais são veículos onde os vereadores divulgam as atividades, mas a população precisa acompanhar melhor o trabalho dos parlamentares e cobrar mudanças. Não basta aplaudir a conduta dos vereadores, nem esperar pelos super-herois“, explicou.

 

 

Daniel Amorim, da redação

 

 

Acompanhe nossas redes sociais

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -