Nesta quarta-feira (8), a Prefeitura de São Paulo confirmou estar monitorando um paciente diagnosticado com a varíola dos macacos. Este é o primeiro caso da doença registrado no país.
O paciente em questão não teve o nome revelado, porém, trata-se de um homem, de 41 anos de idade que esteve em viagem recente à Espanha e agora segue em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital paulista.
Veja também:
STF dá cinco dias para União explicar aumento recorde em planos de saúde
A Prefeitura de São Paulo também informou que monitora o estado de saúde de outra paciente, uma mulher de 26 anos, que encontra-se hospitalizada com suspeita de ter contraído a varíola dos macacos. Familiares e pessoas que residem próximo a paciente também estão sendo monitorados pelas autoridades.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou:
“No momento, o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo investigam um paciente para descartar qualquer hipótese da doença”.
Ministério da Saúde
Em nota divulgada na última segunda-feira (6), o Ministério da Saúde informou que sete casos estão sob investigação investigação. De acordo com a pastas, os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia.
A nota afirma ainda que os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.