O aplicativo “Alerta Mulher”, criado por meio de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e o Departamento de Tecnologia da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), atendeu, entre janeiro e dezembro de 2021, 340 mulheres vítimas de violência doméstica.
A ferramenta, que faz parte dos serviços de proteção da Nova Rede Mulher disponibilizados pelo Governo do Amazonas, funciona por meio de um aplicativo on-line no sistema Android. Em uma situação de violência, a vítima pode acionar o botão e enviar uma mensagem encaminhada ao setor do “Alerta Mulher”. Em seguida, uma viatura utiliza o sistema de rastreamento do aparelho (GPS) para localizar a vítima.
A secretária titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Salles, disse que o projeto do Governo do Amazonas é mais uma ferramenta para ajudar as mulheres em situação de violência em casa e reforça a rede de proteção estadual.
Leia mais:
Violência: mulheres fingem pedir comida para serem resgatadas no DF
Mais de 98 mil mulheres foram vítimas de violência no estado do Rio
“O objetivo é trabalhar diariamente para melhor atender políticas públicas voltadas para esse público”, disse a gestora. De acordo com a gerente do projeto Nova Rede Mulher, Gisele Postal, o “Alerta Mulher” é um mecanismo de suma importância no combate ao enfrentamento à violência contra a mulher.
“O protocolo de atendimento às mulheres se dá através dos Serviços de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem). A mulher precisa ter registro de Boletim de Ocorrência (BO) e, a partir desse cadastro, ela é acompanhada pela rede especializada de atendimento”, explicou Gisele.
Para reforçar a rede de proteção, no ano passado o Governo do Amazonas inaugurou na capital três unidades do Sapem, que funcionam nos anexos das delegacias.
Via assessoria