A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) determinou o data do retorno das sessões presenciais na Casa. A partir do dia 2 de maio, as atividades regimentais acontecerão exclusivamente no modo presencial.
A medida foi publicada na edição da última quarta-feira (20) do Diário Oficial do Legislativo, e considera o atual cenário da pandemia de Covid-19 no estado.
“Ficam revogadas as disposições contrárias previstas nos Atos da Mesa Diretora nº 011, de 22/06/2020, nº 003, de 04/02/2021 e nº 008, de 05/04/2021, que estabeleciam o funcionamento das atividades plenárias regimentais de modo híbrido (presencial e/ou remota)”, diz trecho do ato.
Leia mais:
As votações e debates na Aleam estavam sendo realizadas de forma remota desde março de 2020, mês em que o primeiro caso da doença foi registrado no Amazonas. Em fevereiro do ano passado, as sessões passaram a ocorrer de forma híbrida (presencial e on-line). O trabalho em plenário foi retomado em meados de 2021, mas, devido à segunda onda de Covid-19 no Amazonas, o modelo híbrido voltou a ser implementado.
A ausência e a baixa participação de parlamentares depois das mudanças se tornaram foco de críticas de colegas como o deputado Wilker Barreto (Cidadania), que denunciou os deputados que marcavam presença em transmissões remotas e “desapareciam” durante o expediente.