Em uma partida carregada de tensão e emoção, o Vasco da Gama assegurou sua vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o Operário Ferroviária-PR nos pênaltis por 7 a 6, após um empate em 1 a 1 no tempo normal, com agregado em 2 a 2. O goleiro Léo Jardim se destacou na noite desta terça-feira (20/05), ao defender três penalidades na classificação vascaína.
O Jogo
O jogo iniciou com um Vasco da Gama exercendo pressão intensa, focado em abrir o marcador o mais rápido possível. Aos três minutos, o português Nuno Moreira quase abriu o placar para os cruzmaltinos com um chute audacioso.
No entanto, o Operário Ferroviária suportou bem a pressão inicial e começou a colocar perigo ao gol do vascaíno, particularmente aos 20 minutos, quando Zuluaga cabeceou com perigo, assustado o goleiro Léo Jardim.
Aos 41 minutos, o Cruzmaltino conseguiu furar a defesa do Fantasma, quando Rayan tomou a posse da bola e, aproveitando um erro do goleiro Elias, marcou o gol. Embora o time paranaense tenha tentado nos minutos finais da primeira etapa, o Gigante da Colina conseguiu manter a vantagem até o intervalo.
Na segunda etapa, o duelo foi dramático. O Operário Ferroviária passou adotar um estilo de jogo mais agressivo, enquanto o Vasco da Gama se valia dos espaços para contra-atacar. Lucas Piton, por duas vezes, esteve perto de ampliar para os cariocas, contudo, o goleiro Elias se sobressaiu com defesas sólidas.
A dedicação do time visitante foi premiada nos minutos finais, quando Ademílson aproveitou chance na pequena área e igualou com um chute preciso, levando a decisão para as penalidades.
Penalidades
Nos pênaltis, Vegetti, Tchê Tchê, Piton, Mateus Carvalho, Hugo Moura, Adson e Loide marcaram pelo Vasco, enquanto João Victor e Paulo Henrique não conseguiram converter.
Pelo Fantasma, Allano, Boschilia, Cristiano, Ademilson, Índio e Rodrigo acertaram. Neto Paraíba, Oleques e Godói erraram.
Leia também:
Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira, anuncia CBF
Eleição na CBF: 32 clubes se unem e declaram apoio a Reinaldo Bastos
Com o resultado, o Vasco da Gama embolsou mais de R$ 2,3 milhões em premiação e fica à espera de seu próximo rival, que será conhecido em sorteio que será realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Próximos jogos
No sábado (24/05), o Vasco da Gama enfrenta o Fluminense no Maracanã, em partida válida pela décima rodada do Brasileirão.
Já Operário Ferroviária viaja até Manaus para jogar contra o Amazonas no domingo (25/05), em partida válida pela nona rodada da Série B.