Após sofrer a segunda derrota em três partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro, Eduardo Barros não é mais o técnico do Amazonas FC. O anúncio oficial foi feito neste sábado (19/04), dois dias após a equipe ser superada por 3 a 1 pelo América-MG, na Arena Independência, pela terceira rodada da competição.
Substituto já definido
A informação da demissão foi confirmada pelo presidente do clube, Weslley Couto. O auxiliar técnico permanente da equipe, Ibson Silva, assumirá o comando interinamente na próxima segunda-feira (21), no confronto válido pela quinta rodada da Série B, contra o Avaí, às 18h (horário de Brasília), na Arena da Amazônia.
Pressão crescente e desempenho
A saída de Barros já vinha sendo cogitada após o empate em casa com a Ferroviária, na segunda rodada. Esta foi sua primeira experiência como treinador principal — anteriormente, atuava como interino ou auxiliar, com destaque para seu trabalho ao lado de Fernando Diniz em diversas equipes.

Durante sua passagem pelo Amazonas, Eduardo Barros esteve à frente do time em 11 partidas, somando duas vitórias, cinco derrotas e quatro empates. Apesar dos números, conquistou o título do primeiro turno e o Campeonato Amazonense. Porém, também acumulou a eliminação precoce na Copa Verde, diante do São Raimundo-RR, em sua estreia pelo clube.
Leia também:
Futebol feminino: Brasil encara EUA em amistoso nesta terça (8); veja onde assistir
VÍDEO: jornalista da Globo trava ao vivo e apresentadora improvisa “erro técnico”
Carreira ao lado de Diniz
Natural de Campinas-SP, Eduardo Barros tem 39 anos e construiu sua carreira fora das quatro linhas após abandonar o sonho de ser jogador. Iniciou como treinador das categorias de base do Paulínia-SP e passou por clubes como Novorizontino, Coritiba e Athletico Paranaense.

Foi a partir de 2015, no Audax, que passou a integrar a comissão técnica de Fernando Diniz, com quem trabalhou também no Oeste, Athletico, Fluminense e Cruzeiro. Ao lado de Diniz, conquistou a Libertadores e a Recopa Sul-Americana.
Barros também teve passagens como auxiliar no Juventude antes de retornar ao convívio com Diniz no Tricolor carioca, de onde saiu para assumir o Amazonas FC.
Confira o comunicado do Amazonas FC:
O Amazonas FC informa o desligamento de Eduardo Barros do comando técnico da equipe. O auxiliar técnico Gustavo Almeida também encerra sua passagem pelo clube.
Eduardo Barros assumiu a Onça-pintada em fevereiro deste ano e foi responsável pela conquista do Campeonato Amazonense 2025, o segundo título estadual da história aurinegra.
Agradecemos aos profissionais pela dedicação e relevantes serviços prestados durante o período em que integraram o clube, e desejamos êxito em seus futuros desafios.
O elenco aurinegro se reapresentou neste sábado (19), e as atividades foram conduzidas pelo auxiliar técnico permanente do Amazonas FC, Ibson Silva.