O atacante brasileiro Vini Jr., do Real Madrid, foi mais uma vez vítima de racismo na partida contra o Real Sociedad, pela Copa do Rei, em San Sebastián, nesta quarta-feira (26/2).
Racismo
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um torcedor faz gestos de macaco para provocar o jogador, mas Vini não percebe o ato. Veja o vídeo:
Mensagem no telão
No telão do estádio, foi exibida uma mensagem sobre a proibição de cânticos de ódio após o árbitro da partida chamar os capitães das duas equipes para conversar.
Leia também:
Técnico José Mourinho é acusado de racismo após comparar jogadores com macacos
Real Madrid vence com gols de Modric e Vini Jr e iguala pontuação do líder Barcelona na LaLiga
Outros casos de racismo contra Vini
Os ataques racistas contra Vini Jr, atacante do Real Madrid, passaram a ser divulgados em 2022.

Canto racista no Wanda Metropolitano – setembro de 2022
Durante o clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid, em setembro de 2022, torcedores do Atlético foram flagrados proferindo insultos racistas, como “Vinícius, eres un mono” (“Vinícius, você é um macaco”). Esses cantos racistas começaram antes do jogo, nas imediações do estádio Wanda Metropolitano, e continuaram durante a partida.
Caso do Estádio Mestalla – maio de 2023
Um dos episódios mais graves ocorreu em 21 de maio de 2023, durante uma partida entre Real Madrid e Valência, no estádio Mestalla. Parte da torcida valenciana proferiu ofensas racistas a Vinícius, chamando-o de “macaco”.

O jogador apontou os agressores na arquibancada, e o jogo foi interrompido por cerca de 10 minutos.
Racismo em Mallorca – fevereiro de 2023
Em fevereiro de 2023, Vinícius Júnior foi novamente alvo de racismo durante uma partida contra o Mallorca. Durante o jogo, parte da torcida fez comentários racistas direcionados ao jogador. Um torcedor foi identificado por proferir insultos, e as autoridades espanholas abriram uma investigação.
Boneco enforcado em Ponte – janeiro de 2023

Em um episódio perturbador, em janeiro de 2023, um boneco representando Vinícius foi pendurado em uma ponte de Madrid, com uma faixa que dizia: “Madrid odeia o Real”. A imagem, que imitava um linchamento, foi amplamente condenada e denunciada como um ato de racismo.
A partida entre Real Madrid e Real Sociedad
Na partida, o Real Madrid venceu a Real Sociedad, por 1 a 0, com gol do atacante brasileiro Endrick. O resultado deu vantagem para o clube merengue para a partida de volta da Copa do Rei.

A partida de volta entre Real Madrid e Real Sociedad será em abril, no Santiago Bernabéu, em Madrid.