Um torcedor do Palmeiras foi visto fazendo gestos racistas para torcedores do Cerro Porteño, do Paraguai, nas arquibancadas durante partida da Copa Libertadores, nesta quarta-feira (9/4), no Allianz Parque, em São Paulo.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vai investigar o caso.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver o torcedor fazendo gestos imitando um macaco para torcedores do Cerro.
Veja as imagens:
O jogo terminou com vitória do Palmeiras por 1 a 0, com gol do colombiano Richard Ríos.
Leia também:
VÍDEO: Argentino imita macaco para brasileiro e é acusado de racismo durante partida em Buenos Aires
Racismo no futebol
Durante a partida entre Argentina e Brasil, no dia 25 de março, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, um torcedor argentino foi acusado de racismo após ser flagrado imitando um macaco em direção a um brasileiro, que também acompanhava o embate no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

Tomer Savoia foi o torcedor que registrou o momento e compartilhou nas redes sociais. Nas imagens, o argentino faz os gestos racistas, além de outros sinais ofensivos.
Veja o vídeo:
😳 VÍDEO: Argentino imita macaco para brasileiros e é acusado de racismo pic.twitter.com/7KksvpaPII
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 26, 2025
Atacante do Palmeiras
Em outro duelo contra o Cerro Porteño, mas pela Libertadores Sub-20, o atacante do Palmeiras, Luighi, foi vítima de racismo no último dia 6 de março. Após o jogo, ele relatou o crime. O jogador de apenas 18 anos se emocionou e chorou durante a entrevista.
“Não, não. É sério isso? Vocês não vão me perguntar sobre o ato de racismo que ocorreu hoje comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso? Me fala, até quando? O que fizeram comigo é crime, não vai perguntar sobre isso?”, indagou Luighi.
“Vai me perguntar sobre o jogo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? Ou a CBF, sei lá. Você não ia perguntar sobre isso né? Não ia. É um crime o que ocorreu hoje. Isso aqui é formação, estamos aqui para aprender”, contou ele, aos prantos.

Veja o vídeo:
Atacante do Palmeiras chora após sofrer racismo em jogo no Paraguai: “Até quando?” pic.twitter.com/Qz8V4YhibY
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 7, 2025