Os vencedores da categoria melhor técnico de 2022 do Prêmio Brasil Olímpico foram os treinadores da seleção brasileira de vôlei feminino, José Roberto Guimarães, e Felipe Siqueira, instrutor de Alison dos Santos, campeão mundial de atletismo. Zé Roberto será laureado como melhor técnico de esportes coletivos, e Siqueira como melhor nas modalidades individuais. A cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico aos técnicos e aos eleitos na votação popular – Atleta da Torcida e Prêmio Inspire – será no próximo dia 2, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.
“Esse prêmio é resultado do trabalho do grupo. Tenho que agradecer às jogadoras, à comissão técnica, à CBV e a parceria do COB. Tivemos um 2022 de muito trabalho e chegamos nas finais das duas principais competições da temporada, o Campeonato Mundial e a Liga das Nações. Foi o primeiro ano de um ciclo olímpico mais curto, com uma equipe renovada, e nos mantivemos entre as melhores seleções do mundo. Temos um grupo forte e podemos brigar de igual para igual contra qualquer seleção do mundo. 2023 já começou, temos muitos desafios, e vamos em busca dessa vaga nos Jogos de Paris”, disse Zé Roberto, de 68 anos, em depoimento ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).
TREINADORES DE 🥇!
Os melhores treinadores do 🇧🇷 em 2022 foram:
🏃🏾♂️ Felipe Siqueira, técnico de Alison dos Santos.
🏐 José Roberto Guimarães, da seleção feminina de @volei.Eles receberão seus 🏆 no #PrêmioBrasilOlímpico , em 2 de fevereiro! pic.twitter.com/JPUxo0rTmW
— Time Brasil (@timebrasil) January 23, 2023
Leia mais:
Esqui cross-country: Aline Rocha é 1ª campeã do Brasil no Mundial
Nascido na pequena Quintana (SP), Zé Roberto soma agora cinco premiações como melhor técnico de esportes coletivos, igualando o recorde de Bernardinho. No ano passado, o treinador paulista comandou a conquista da prata na Liga das Nações e no Mundial de vôlei femininos, apostando na renovação da equipe, que já fora prata um ano antes na Olimpíada de Tóquio. Zé Roberto faturou o Prêmio Brasil pela primeira vez em 2008, após o primeiro ouro olímpicos da história da seleção feminina nos Jogos de Pequim. Depois foi laureado novamente em 2012, 2013 e 2017.