Manaus e Nacional empataram em 1 a 1 na Arena da Amazônia, neste sábado (4), pela 9ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Amazonense de 2023. Michel abriu o placar para o Gavião de pênalti e Pedro Augusto marcou o de empate. O resultado confirmou o reencontro entre as equipes nas quartas de final do Estadual, que estão previstas para iniciar no próximo final de semana.
Ao final da primeira fase, o Esmeraldino terminou na 4ª colocação, com 13 pontos em 8 jogos. Logo atrás ficou o Nacional, com 11 pontos. Por ser melhor colocado, o Manaus vai para o confronto com a vantagem do empate no placar agregado. Em 2022, as equipes também se enfrentaram no mata-mata, mas na fase de semifinal, quando o Gavião avançou vencendo o jogo de ida por 1 a 0 e empatando em 2 a 2 na volta.
Leia mais:
Lesionado, Neymar ficará fora do duelo da Liga dos Campeões
A partida marcou a estreia do técnico Higo Magalhães no Campeonato Amazonense. Após a partida, ele fez uma avaliação do duelo e projetou o mata-mata.
“A gente já sabia da dificuldade, até porque tivemos pouco tempo para trabalhar. Fizemos somente um treino com essa equipe principal antes do jogo da Copa do Brasil. Entre o jogo de quarta e o jogo de hoje (contra o Nacional) a gente só quis recuperar os atletas. Agora entra o mata-mata, com todas as equipes com condições de avançar”, afirmou o comandante do Gavião.
Gols
A etapa com mais chances de gol foi a final. E quem voltou melhor do intervalo foi o Manaus. A primeira oportunidade caiu nos pés do camisa 9 Michel, que recebeu cruzamento rasteiro de Silvano e carimbou em cima do zagueiro. Minutos depois, também pela direita, foi Pedro do Rio avançou com a bola e antes de cruzar, foi parado com falta dentro da área. Na cobrança do pênalti, Michel converteu com tranquilidade e abriu o placar.
O Gavião do Norte continuou levando perigo pelo alto, principalmente nos escanteios. Aos 42 minutos, porém, a bola rebateu no zagueiro Gutierrez e sobrou para o atacante Pedro Augusto, do Nacional. O camisa 20 aproveitou e empatou para o time adversário.
Durante a semana, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) deve confirmar quais serão os locais e horários dos jogos de quartas de final do Estadual.