Flamengo volta à semifinal da Libertadores após três anos

(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Com a classificação nesta quinta-feira (25/9), o Flamengo está novamente entre os quatro melhores da Copa Libertadores, feito que não alcançava desde 2022. A última participação do Rubro-Negro nas semifinais aconteceu em 7 de setembro, quando derrotou o Vélez Sarsfield por 2 a 1 no Maracanã. Na ocasião, o time carioca garantiu vaga na final com um placar agregado de 6 a 1.
Título em 2022
Em 2022, o Flamengo encerrou a campanha como campeão continental. A conquista veio com a vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR na grande decisão, consolidando mais um título na história do clube.
Campanhas 2023 e 2024
Após o título, o time enfrentou duas eliminações consecutivas. Em 2023, caiu ainda nas oitavas de final diante do Olimpia, do Paraguai, após derrota por 3 a 1 no jogo de volta. Já em 2024, o adversário foi o Peñarol, do Uruguai, nas quartas de final. O Flamengo perdeu o duelo de ida, no Maracanã, por 1 a 0, e não conseguiu reverter a desvantagem ao empatar em 0 x 0 no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu.
Leia também:
Flamengo e Vasco empatam em clássico acirrado no Maracanã
Classificação em 2025
Neste ano de 2025, o Flamengo garantiu seu retorno à semifinal após enfrentar o Estudiantes, da Argentina. No jogo de ida, venceu por 2 a 1. Na partida de volta, sofreu uma derrota por 1 a 0, mas conseguiu a classificação nos pênaltis, avançando à próxima fase da competição.
*com informações do Metrópoles
