O zagueiro Leandro Castán anunciou sua aposentadoria do futebol. A notícia foi dada pelo agora ex-atleta no fim da tarde desta segunda-feira (11), por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais.
A notícia da aposentadoria veio minutos após o Guarani anunciar a rescisão contratual com o jogador. Anunciado como um dos principais reforços da equipe paulista para a disputa da Série B do Brasileirão, Castán teve uma passagem relâmpago e disputou apenas oito jogos.
Leandro Castán encerra sua trajetória como jogador profissional aos 35 anos de idade. Na carreira, se destacou com a camisa do Corinthians, onde foi campeão Brasileiro, em 2011, e campeão da Libertadores em 2012.
Ganhou projeção mundial ao defender o Roma, da Itália, entre 2012 e 2018. Também defendeu a seleção brasileira em algumas ocasiões. Castán também teve um papel de liderança no Vasco da Gama, onde foi capitão e atuou por quatro temporadas, encerrando sua passagem no fim de 2021.
Superação
No vídeo em que anuncia o fim de sua carreira como jogador de futebol, Leandro Castán agradeceu as oportunidades que teve e destacou a superação que precisou enfrentar após um grave problema de saúde que quase o fez se aposentar precocemente, aos 26 anos.
Em 2014, quando ainda atuava pela Roma, o craque foi diagnosticado com um tumor na cabeça e precisou se afastar dos gramados para cuidar da saúde. O tumor chegou a afetar a parte do cérebro responsável pela coordenação motora, o que fez com que o zagueiro precisasse de uma reabilitação intensa para reaprender a andar.
O último jogo de sua carreira aconteceu no dia 28 de junho, quando foi titular do Guarani na derrota por 2 a 0 contra o Ituano, no Brinco de Ouro.
Assista ao vídeo: