As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Just Fontaine, recordista de gols numa única copa, morre aos 89 anos

Just Fontaine, recordista de gols numa única copa, morre aos 89 anos

Just Fontaine na Copa do Mundo de 1958 na Suécia (Foto: Reprodução).

O francês Just Fontaine, jogador recordista de gols numa única edição de Copa do Mundo, faleceu hoje, dia 1º. Fontaine tinha 89 anos e sua morte foi informada pela agência de notícias AFP.

Ele marcou 13 gols na Copa da Suécia, em 1958 – até hoje o recorde de maior número de gols numa única Copa se mantém.

Apesar do número impressionante, a seleção da França foi derrotada nas semifinais daquela copa, pelo time do Brasil, por 5 a 2. A seleção brasileira acabaria campeã daquele mundial, o primeiro título do Brasil numa Copa do Mundo.

Na disputa do terceiro lugar, os franceses derrotaram a Alemanha por 6-3.


Leia mais:

Fifa The Best: Messi é eleito melhor do mundo pela sétima vez

Torcida do PSG picha muros da sede em Paris e exige saída de dirigentes


Nascido em Marrakesh, Fontaine não estava cotado para disputar a Copa do Mundo da Suécia, e só entrou no time porque o titular do comando do ataque, Thadée Cisowski, sofreu uma lesão no último momento. Além do recorde de 13 gols e da semifinal histórica para o país, Just Fontaine teve uma grande carreira em clubes, com quatro títulos de campeão da França (um com o Nice, três com o Reims), duas Copas da França (Nice em 1954 e Reims em 1958) e uma final da Copa de Europa (a atual Liga dos Campeões) em 1959, na qual o Reims foi derrotado por 2-0 pelo Real Madrid de Di Stéfano, Puskas e Kopa.

Just Fontaine em foto mais recente.

A carreira de jogador de Fontaine foi interrompida em 1962, após sofrer duas fraturas numa das pernas. Ele atuou um tempo como técnico, mas não obteve o mesmo sucesso. Seu maior destaque como técnico foi quando, sob seu comando, o Paris Saint-Germain subiu para a primeira divisão do campeonato francês, em 1974.