O brasileiro Hugo Calderano fez história neste domingo (25/5), ao conquistar a medalha de prata no Mundial de Tênis de Mesa, disputado em Doha, no Qatar. Apesar da derrota para o chinês Wang Chuqin, número 2 do mundo, por 4 sets a 1, Calderano se tornou o primeiro atleta das Américas a alcançar uma final de Campeonato Mundial na modalidade.
O brasileiro já havia alcançado outro marco importante recentemente, ao conquistar a inédita Copa do Mundo de Tênis de Mesa em Macau, na China, no mês passado, justamente superando Wang Chuqin na semifinal daquela competição.
O chinês havia sido eliminado por Calderano na semifinal da Copa do Mundo, mas agora ampliou sua vantagem: cinco vitórias contra duas do brasileiro.

Saiba mais:
- Fora do Santos? Ao ser eliminado da Copa do Brasil, Neymar fala sobre saída do time; veja
- Flamengo vence o Botafogo-PB por 4 a 2 e se classifica às oitavas na Copa do Brasil
Brasil x China
O chinês, ex-líder do ranking mundial, venceu com parciais de 12-10, 11-3, 4-11, 11-2 e 11-7. Calderano iniciou a partida de forma equilibrada, chegando a ter três set points no primeiro set, mas viu o adversário virar e fechar em 12 a 10. No segundo set, o chinês foi dominante, explorando os erros do brasileiro, que cometeu falhas no saque e acabou superado por 11 a 3.
Hugo Calderano reagiu no terceiro set, vencendo por 11 a 4 e mantendo-se vivo na partida. No entanto, Wang Chuqin retomou o controle no quarto set, abrindo 5 a 0 e fechando em 11 a 2.
No quinto e decisivo set, apesar de novo equilíbrio, o chinês manteve a consistência e selou a vitória por 11 a 7, garantindo mais um título mundial para a China.

A campanha de Hugo Calderano
- 1ª rodada: Hugo Calderano 4×1 Rogélio Castro (MEX)
- 2ª rodada: Hugo Calderano 4×0 Wassim Essid (TUN)
- 3ª rodada: Hugo Calderano 4×2 Kirill Gerassimenko (CAZ)
- Oitavas de final: Hugo Calderano 4 X 0 Quadri Aruna (NIG)
- Quartas de final: Hugo Calderano 4 X 1 An Jae-Hyun (COR)
- Semifinal: Hugo Calderano 4 X 3 Liang Jingku (CHN)
- Final: Hugo Calderano 1 X 4 Wang Chuqin (CHN)
*Com informações de UOL