Neste domingo (29/6), o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, brilhou no Grande Prêmio da Áustria e chegou na 8ª posição, marcando assim seus primeiros pontos da carreira na principal categoria do automobilismo.
A melhor colocação de Bortoleto em sua temporada de estreia na Fórmula 1 havia sido um 12º lugar, no GP da Espanha.
Gabriel Bortoleto largou na 8ª posição no GP da Áustria, mas fez uma corrida sólida e conseguiu ultrapassagens contra Pierre Gasly, Isakc Hadjar e Nico Hülkenberg, companheiro de equipe.
Após alcançar o 6º lugar, o piloto brasileiro manteve uma distância confortável de cerca de seis segundos para Esteban Ocon, da Haas.
A Sauber fez um bom trabalho com Gabriel nos pit stops, gastando cerca de dois segundos por parada, mas o brasileiro acabou perdendo duas posições nas trocas de pneus e caiu para oitavo.
Com o histórico 8º lugar, o brasileiro somou quatro pontos na Fórmula 1, pontuando pela primeira vez na principal categoria do automobilismo mundial.
Felipe Massa havia sido o último piloto do Brasil a pontuar na F1, no GP de Abu Dhabi, em 2017.
Lando Norris, da McLaren, venceu o GP da Áustria, com Oscar Piastri, também da McLaren, e Charles Leclerc, da Ferrari, completando o pódio da corrida.