As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Filipe Luís esclarece comentário sobre racismo envolvendo Vini Jr

Filipe Luís reiterou que sua posição é “inegociável” e reforçou que o racismo deve ser combatido
21/02/26 às 00:06h
Filipe Luís esclarece comentário sobre racismo envolvendo Vini Jr

(Foto: Instagram/Filipe Luis)

O técnico Filipe Luís se pronunciou nesta sexta-feira (20/2) após repercussão negativa de suas declarações sobre o caso de racismo denunciado por Vinícius Júnior. A fala do treinador do Flamengo, dada depois da derrota para o Lanús, na quinta-feira (19), em Buenos Aires, gerou críticas entre torcedores rubro-negros.

O treinador rubro-negro abordou o tema ao ser questionado por um repórter argentino e gerou polêmica em sua resposta. O comandante elogiou a Argentina e disse que a situação envolvendo Vini Jr. e o argentino Prestianni, do Benfica, foi um “caso isolado”.

Em nota, Filipe explicou: “Em momento algum tive a intenção de relativizar ou minimizar qualquer atitude racista”, afirmou o treinador, reconhecendo que, pela sensibilidade do tema, sua resposta poderia ter aberto margem para interpretações diferentes.

“Minha posição é inegociável”

No texto, Filipe Luís reiterou que sua posição é “inegociável” e reforçou que o racismo deve ser combatido com rigor.

“O racismo é crime no Brasil e deveria ser tratado com o mesmo rigor em todos os países. Trata-se de uma conduta inaceitável, que deve ser combatida e punida de maneira firme”, declarou.


Leia mais

Vini Jr é vaiado e Xabi Alonso manda recado a torcedores

Flamengo renova contrato de Filipe Luís até 2027


Ele também destacou que o futebol, como espaço de diversidade, “não pode tolerar qualquer forma de discriminação” e reforçou apoio ao atacante do Real Madrid.

“Jamais colocaria em dúvida a palavra da vítima em um caso grave como esse”, disse, ao comentar que já havia se posicionado antes do jogo, em entrevista ao detentor dos direitos de transmissão, chamando de “covarde” a atitude do jogador acusado no episódio.

Entenda a polêmica

A controvérsia começou após Filipe Luís comentar o caso em duas oportunidades: antes e depois do duelo contra o Lanús. Na primeira fala, ele afirmou que a situação era delicada e que, naquele momento, se tratava de “palavra de um contra a de outro”. Já na coletiva pós-jogo, ao ser perguntado sobre a experiência dele na Argentina, o treinador ressaltou que sempre foi bem recebido no país e afirmou que “um caso isolado” não mudaria sua visão.

As declarações foram interpretadas por parte do público como tom brando diante de mais um episódio envolvendo racismo no futebol, especialmente por envolver Vinícius Júnior, que já foi alvo de ataques em outras ocasiões.

Caso denunciado por Vini Jr

Vinícius Júnior denunciou ter sido vítima de racismo durante a vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o Benfica, na terça-feira (17), pela Champions League. Segundo o relato, o argentino Gianluca Prestianni teria praticado o ato enquanto falava com o jogador brasileiro, tapando a boca com a camisa.

No pronunciamento desta sexta, Filipe Luís encerrou reforçando solidariedade ao atacante:

“Reitero meu total apoio a Vinícius Júnior em mais um lamentável episódio envolvendo racismo no esporte”.

Com a repercussão, o posicionamento do treinador volta a colocar o tema no centro do debate, em um momento em que o futebol sul-americano segue pressionado a adotar medidas mais efetivas contra casos de discriminação dentro e fora de campo.