As mulheres jogando futebol americano está cada vez mais se tornando comum aqui no Brasil, e visando expansão e as oportunidades que o esporte proporciona à sociedade, o Manaus FA chega com um novo desafio: a criação da equipe do Flag Football feminino.
Veja também:
Atleta do Manaus FA é selecionado para o Combine da CFL 2022
Estão abertas inscrições para o programa de futebol americano do Manaus FA
E o futebol americano tem conquistado seu espaço no país e no Amazonas aos poucos vem tentando se consolidar com seus altos e baixos. A diretora da modalidade no Manaus FA, Jéssika Britto, explica que o flag football tem traçado um caminho muito bom aqui na capital amazonense e vem ganhando o coração de praticantes.
E o Brasil tem potencial para isso, e o sinal disso foi que em 2021 a seleção brasileira feminina de Flag Football encerrou sua participação no Mundial de Flag, que aconteceu em Israel, no Top-4, um resultado histórico para o país na modalidade.
E com esse grande feito, garantiu também um convite provisório para participar do World Games em 2022, que acontecerá em Birmingham, nos Estados Unidos, entre os dias 07 e 17 de julho. E o Flag Football será apresentado na competição pela NFL. E contará com as oito melhores equipes masculinas e femininas da modalidade do mundo.
Além disso, podemos sonhar com uma possível possibilidade de termos o Flag Football nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles (EUA), país pioneiro neste esporte.
E os planos do time feminino do Manaus FA para este ano são muitos: tem pela frente o Circuito Nacional de flag football, o Amazonense de flag football e vários outros amistosos. Além disso, estão planejando fazer o próprio torneio, convidando times de outros estados para deixar bem mais competitivo e atraente.
Jhessika Britto, explica que a modalidade é sinônimo de raça e todas as mulheres que fazem parte desse esporte são guerreiras. Somos o símbolo de esforço e trabalho.
“Por que não é fácil você se dedicar a algo que não é muito conhecido e que ainda está ganhando espaço, e o desafio maior se torna por ser um ambiente formado por mulheres. Tudo fica muito mais difícil de ser levado a sério por algumas pessoas que nos olham de fora. E tudo o que queremos é respeito e reconhecimento pelo nosso esforço e trabalho”.
O time feminino de Flag Football faz parte do planejamento de 2022 do Manaus FA que mira na promoção, qualificação e expansão da modalidade no Amazonas.