Titular absoluto na Seleção Brasileira e um dos homens de confiança do técnico Tite, o volante Casemiro foi o autor do gol que sacramentou a vitória do Brasil contra a Suíça por 1 a 0 e garantiu a classificação da equipe para a próxima fase da Copa do Mundo nesta segunda-feira (28). O caminho até a consagração, no entanto, foi repleto de desafios.
Natural de São José dos Campos, interior paulista, Carlos Henrique Casimiro iniciou a carreira na base do São Paulo conhecido como Carlão. Com a alcunha, chegou a disputar o Mundial sub-17 de 2009 pelo Brasil.
Anos antes de assumir a camisa 5 da equipe principal do Brasil sequer sonhar em disputar o mundial com o time canarinho, Casemiro teve, graças a uma Copa do Mundo, a oportunidade de estrear como profissional.
Durante a Copa do Mundo FIFA de 2010, na África do Sul, a equipe do São Paulo realizou três jogos-treinos. Com o bom desempenho, o então técnico Ricardo Gomes promoveu o promissor atleta para a equipe profissional do São Paulo.
Veja também:
Classificado: Em jogo sofrido, Brasil vence Suíça por 1 a 0
Em 2013, já com alcunha Casemiro, foi vendido ao time B do Real Madrid e logo conquistou os espanhóis com seu estilo de jogo. Tempos depois, já no time principal fez parte de uma geração vitoriosa ao lado de Cristiano Ronaldo. Na última janela de transferência, foi comprado pelo Manchester United, onde atua no momento.
Sonho com… Iogurte fermentado
Hoje consolidado como um dos principais volantes que atuam na Europa, durante a infância Casemiro tinha como sonho ganhar dinheiro para poder comprar leite fermentado.
Em entrevista à revista “Marca”, da Espanha, o jogador relembrou o sonho e os tempos difíceis passados com a família
“A senhora que vendia Yakult no carrinho passava todos os dias à tarde na rua de casa, às 17h. A gente não tinha dinheiro para comprar e antes que ela chegasse em casa a minha mãe dizia: ‘Vamos entrar que já está tarde’. Hoje, eu brinco com a minha mãe que quando vamos ao supermercado, compramos 80 garrafinhas de Yakult”.
Atualmente, Casemiro recebe um salário de R$ 112 milhões por temporada.