O atleta amazonense Pedro Henrique Nunes Rodrigues colocou seu nome na história ao vencer o lançamento de dardos no Grande Prêmio Brasil de Atletismo e quebrar o recorde brasileiro. O feito aconteceu nesta quarta-feira (10), em São Paulo, e pôs o jovem mais perto do sonho de disputar as Olimpíadas de Paris 2024.
Natural de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), Pedro Henrique conquistou o ouro na competição ao bater a marca de 83,89 metros, quebrando o recorde brasileiro de 83,67 metros que já durava quase oito anos e pertencia Júlio César de Miranda.
“É uma marca forte, mas a minha meta era bater o recorde e saiu. Agora o foco está no índice”, disse o atleta amazonense de olho no Mundial de Budapeste, na Hungria, que acontece em agosto deste ano.
Se juntaram a Pedro Henrique no pódio o norte-americano Donavan Banks, que ficou em segundo lugar (77,27 m) e o brasileiro Clewerton Ruan de Souza Siqueira em terceiro (68,34 m).
“Foi um trabalho muito grande, eu esperava a marca, ela não saiu na competição passada, o Torneio Internacional, no domingo, mas saiu hoje. Esta foi a minha primeira semana de competições, com os dois GPs”, disse Pedro Henrique.
Veja também:
Atletas e paratletas tem até 31 de maio para se inscrever no Bolsa Esporte 2023
Atleta indígena do tiro com arco é promessa para Olimpíadas de Paris 2024
De olho em Paris 2024
O amazonense Pedro Henrique vem percorrendo uma trajetória de sucesso no lançamento de dardos. Em 2022, ele foi um dos únicos dois brasileiros a quebrarem a barreira dos 80 metros. “Se os atletas de fora lançam acima de 80 os brasileiros também podem”, disse o parintinense sobre o feito.
Embalado pelos bons resultados, o jovem está cada vez mais perto de alcançar o índice necessário para garantir uma das 32 vagas disponíveis para a modalidade nas Olímpiadas de Paris 2024. Pra isso, ele precisa alcançar a marca de 85m50.
Veja momento em que recorde é quebrado:
🏅RECORDE🏅
1. O Amazonense Pedro Henrique Nunes lançou o dardo a 83.89m e superou o recorde brasileiro da prova;
2. O feito ocorreu nesta terça-feira, 10/05, no Grande Prêmio Internacional Brasil Loterias Caixa de Atletismo, meeting do World Athletics Continental Tour. pic.twitter.com/3cjusiNc1R— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) May 10, 2023