O conselho da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood se reuniu hoje e decidiu banir o ator Will Smith de qualquer evento organizado pela instituição, por um período de dez anos. A punição veio em decorrência do tapa dado por Smith no ator e comediante Chris Rock durante a edição do Oscar deste ano, realizada em 27 de março.
A decisão implica que o ator manterá seu Oscar, obtido pelo seu desempenho no filme “King Richard: Criando Campeãs” (2021), e poderá concorrer a outros prêmios. Mas não poderá pôr os pés em qualquer evento relacionado à Academia.
Leia mais:
Will Smith renuncia à Academia do Oscar após dar tapa na cara de Chris Rock
Oscar 2022: Will Smith ganha como melhor ator após dar tapa em Chris Rock
Em nota apresentada pelo presidente da Academia, David Rubin, diz-se:
“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado, o Oscar”.
A agressão de Will Smith foi motivada por piada de Rock. O comediante brincou dizendo que atriz e mulher de Smith, a atriz Jada Pinkett Smith, estava careca para estrelar “G.I. Jane 2”, em uma referência ao que seria uma sequência do filme “Até o Limite da Honra”, que em inglês tem o título “G.I. Jane”. Na obra, Demi Moore ficou careca para viver a protagonista. Jada tem alopecia, condição que provoca queda de cabelo, e descontente com o que viu como um comentário jocoso sobre a doença da esposa, Will Smith subiu ao palco e estapeou Rock. E de volta ao seu assento, gritou duas vezes da plateia “mantenha o nome da minha esposa longe da ***** da sua boca”.
Nos dias após o ocorrido, Will Smith postou pedido de desculpas em sua rede social e renunciou como membro da Academia.