Dobradinha: Wagner Moura e O Agente Secreto garantem Globo de Ouro histórico ao cinema brasileiro

(Foto: Reprodução)
O cinema brasileiro conquistou um marco inédito no Globo de Ouro 2026 com a vitória de Wagner Moura como Melhor Ator em Filme de Drama e o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa para O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. A dupla conquista colocou o Brasil no centro da principal premiação internacional do cinema neste domingo (11/01).
Protagonista do longa, Wagner Moura se tornou o primeiro brasileiro a vencer na categoria de atuação masculina em drama, superando nomes consagrados de Hollywood. O reconhecimento consolida a trajetória internacional do ator e amplia a visibilidade do cinema nacional.
Além da estatueta de Moura, O Agente Secreto confirmou o bom momento do Brasil ao sair vencedor em uma das categorias mais simbólicas da noite. O filme ainda concorreu a Melhor Filme de Drama, prêmio que ficou com Hamnet.
Leia mais
Globo de Ouro 2026: Brasil disputa três categorias com “O Agente Secreto”
Veja quem são os concorrentes de Wagner Moura no Globo de Ouro
Ambientado em 1977, o longa acompanha Marcelo, um professor de tecnologia que foge da repressão da ditadura militar em São Paulo e tenta recomeçar a vida no Recife, mas acaba envolvido em um ambiente de tensão e ameaça. A narrativa política e humana foi apontada como um dos diferenciais da produção.
Com três indicações e duas vitórias, o Brasil alcançou seu melhor desempenho da história no Globo de Ouro, reforçando a força do cinema nacional no cenário internacional e ampliando as expectativas para a temporada de premiações, incluindo o Oscar.
Veja o discurso do ator:






