32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Finalmente: Seu Jorge batiza o filho com o nome de Samba

Publicado em:

- Anúncio -

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estados de São Paulo (Arpen/SP) confirmou, na noite desta quinta-feira (26), que o cantor Seu Jorge conseguiu registrar o filho como o nome Samba, como era intenção da família. A entidade explicou que a palavra “samba” tem origens vinculadas a outros significados além de batizar um gênero musical tipicamente brasileiro e assim acabou permitindo o registro.

 

Diante das razões apresentadas (por seu jorge), que envolvem a preservação de vínculos africanos e de restauração cultural com suas origens, assim como o estudo de caso que mostrou a existência deste nome em outros países, formei meu convencimento pelo registro do nome escolhido, que foi lavrado no dia de hoje“, diz a nota oficial.

 

Antes desta opção da Arpen, o registro do menino, nascido no último sábado, havia sido proibido em função da autoridade cartorária ter considerado que o nome soava pejorativo, situação que é proibida por lei. A decisão revoltou Seu Jorge, que foi a Justiça para conseguir batizar o menino com o nome que havia sido escolhido pelos pais.

A escolha de nomes para filhos e filhas de brasileiros é regulada pelo artigo 55 da lei 6.015, de 31 de dezembro de 1973, e prevê que:

“o oficial de registro civil não registrará prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores, observado que, quando os genitores não se conformarem com a recusa do oficial, este submeterá por escrito o caso à decisão do juiz competente, independentemente da cobrança de quaisquer emolumentos”.

Leia mais:

Seu Jorge entra na Justiça para registrar filho de “Samba”

Seu Jorge tenta registrar filho com nome “Samba”, mas cartório nega

Quem é Seu Jorge:

Primogênito de quatro filhos, Seu Jorge teve uma infância dura no bairro Gogó da Ema, no município fluminense de Belford Roxo. Começou a trabalhar com dez anos de idade em uma borracharia, primeira de várias ocupações como contínuo, marceneiro e até e descascador de batatas em um bar.

As variadas profissões nunca ofuscaram o verdadeiro desejo de se tornar músico.  A virada se deu quando Gabriel Moura, sobrinho do clarinetista Paulo Moura, convidou Seu Jorge para participar de um espetáculo A saga da farinha, do qual Gabriel era o diretor musica. Além da carreira musical, Seu Jorge é um dos donos da cervejaria Karavelle e de dois bares na cidade de São Paulo.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
- Anúncio -