As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“O Último Azul”: Pré-estreia de filme premiado em Berlim, com diretor e elenco, coloca Amazonas na telona

“O Último Azul”: Pré-estreia de filme premiado em Berlim, com diretor e elenco, coloca Amazonas na telona

"O Último Azul" tem estreia comercial no país na quinta (28); diretor falou da emoção da pré-estreia em Manaus.

Na noite de terça (26/8), aconteceu a pré-estreia do filme “O Último Azul” no Cinepolis Millennium, com a presença do diretor do filme, o pernambucano Gabriel Mascaro, e parte do elenco. O filme, que foi rodado no Amazonas, venceu o grande prêmio do júri, o chamado Urso de Prata, na última edição do Festival de Berlim, e se tornou um dos destaques mundiais do cinema brasileiro no mesmo ano em que o país ganhou o Oscar de Melhor Filme com “Ainda Estou Aqui”.

“O Último Azul” se passa num Brasil distópico, um futuro possível no qual o governo obriga cidadãos idosos a se recolherem para colônias quando atingem certa idade. A protagonista do filme, Teresa (interpretada por Denise Weinberg), é uma mulher de 77 anos que se recusa a ir para a sua colônia, e embarca numa jornada pelos rios do Amazonas para encontrar uma forma de realizar um antigo sonho.

O filme foi rodado em 2023, primariamente nos municípios de Manacapuru e Novo Airão, com filmagens ocorrendo também em Manaus. Contando com 20 profissionais amazonenses no elenco e equipe, “O Último Azul” ainda tem no elenco Rodrigo Santoro e os atores da região Adanilo e Rosa Malagueta.

Veja imagens da pré-estreia:

Equipe do filme antes da sessão (Foto: Alessandra Smith).
O diretor Gabriel Mascaro falou com a plateia (Foto: Ivanildo Pereira).
O ator Adanilo falou com a plateia (Foto: Alessandra Smith).
Debate após a sessão (Foto: Alessandra Smith).

Leia mais:

Nova edição da Semana do Cinema terá ingressos a R$ 10 em todo o país; saiba mais

Com Rodrigo Santoro, ‘O Último Azul’ ganha prêmio no Festival de Berlim


A sessão no Cinepolis foi promovida pela distribuidora Vitrine Filmes e contou com debate com diretor e equipe após o filme, e a plateia presente pôde fazer perguntas.

Sobre essa sessão especial, Mascaro declarou:

“É uma alegria muito grande lançar o filme aqui em Manaus, a gente trabalhou com muita gente daqui. Esse filme representa um abraço entre o cinema pernambucano e o cinema do norte, e acho que a gente tem muito a lucrar se trocarmos figurinhas. São dois cinemas muito potentes e que precisam ficar juntos para ficarem ainda mais fortes”.

A produtora do filme, Rachel Daisy Ellis, disse que o filme é uma produção que contou ainda com profissionais de vários países, e falou sobre as dificuldades da filmagem:

“Muitos membros da equipe não estavam acostumados com o calor, as condições. Mas superamos tudo e o resultado ficou muito bonito”.

“O Último Azul” estreia em circuito comercial nesta quinta (28/08).