A assessoria de imprensa da cantora Gal Costa anunciou hoje, dia 9, o falecimento da artista. Uma das maiores vozes da música popular brasileira, Gal Costa tinha 77 anos. A causa da morte não foi informada.
A cantora estava de apresentação marcada no Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas de última hora cancelou seu show. A assessoria informou que ela precisava se recuperar após retirada de nódulo na fossa nasal direita, e que se afastaria dos palcos até novembro.
Leia mais:
“Luto mal vivido”: irmão de Marília Mendonça desiste de dupla sertaneja para tratar depressão
Jerry Lee Lewis, lenda do rock, morre aos 87 anos
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em Salvador em 26 de setembro de 1945 e participou da revolução da música e dos costumes na cultura brasileira na década de 1960. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou “Eu vim da Bahia”, samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor.
Junto com Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil, formou o grupo Doces Bárbaros, que mais tarde gravaram um dos discos definidores dos anos 1970. Ela também participou do disco “Tropicália ou Panis et Circensis”, pedra fundamental do movimento tropicalista. Em 1971, seu álbum “Fa-Tal”, lançado após seus espetáculo homônimo, também se tornou um sucesso cultuado.
Nos últimos tempos, a artista estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel” eram algumas das músicas do repertório. Acabou sendo sua turnê de despedida, mas fez com que Gal Costa experimentasse um último momento de sucesso, com aplausos da crítica e agenda lotada após o período de pandemia. Foram 57 anos de carreira.