‘Laboratório Rojo’: espaço de malabarismo funcional integra programação do Sou Manaus Passo a Paço 2025

(Fotos: divulgação/ Tayane Kerollene)
Já imaginou aprender a manipular esferas, argolas, claves ou tecidos de forma prática e acessível? O público do “#SouManaus Passo a Paço 2025” – que acontece de 05 a 07 de setembro no Centro Histórico da capital amazonense – terá essa oportunidade graças ao espaço de malabarismo funcional “Laboratório Rojo”.
Idealizado pela artista venezuelana Teffy Rojas, o projeto funcionará de forma gratuita nos três dias do festival, de 16h até 17h, na Estação das Artes – uma das grandes novidades da edição 2025, que será montada no estacionamento do Mirante Lucia Almeida. Jogos de malabarismo, equilibrismo de rola bolas, pernas de madeira e muitas outras brincadeiras funcionais estarão na lista das atividades do espaço de vivência malabarística.
De acordo com Teffy – que é fundadora do coletivo “Laboratório Rojo” e vive em Manaus desde 2016 desenvolvendo diversos programas formativos de acesso gratuito à população –, a proposta é pensada para que crianças, adultos, idosos ou pessoas com deficiência (PcD) que assistam à programação do festival possam ter um contato mais próximo com a arte milenar do malabarismo.
“Serão jogos que trabalham a psicomotricidade combinada, na qual o participante poderá ter a experiência de aprender malabarismo sem ter tido um contato prévio com essa técnica circense. Por meio de exercícios de manipulação de objetos, explicados de maneira simples e de fácil compreensão, será explorado o imaginativo/ sensorial de cada participante, permitindo gerar confiança e consciência corporal. É um espaço dirigido a qualquer público”, explica a artista de rua, formada na Fundácion Escola Circo Nacional de Venezuela (FCNV), no programa “Perfeccionamiento Artístico em Malabares e Equilíbrios”.
O espaço contará com profissionais de alta performance do coletivo “Laboratório Rojo”, único da região Norte que tem implementado essas brincadeiras. Segundo Teffy, o projeto iniciou em 2019 e, desde 2023, também tem sido promovido de forma acessível em espaços voltados às PcD.
A artista de rua explica que o conteúdo prático/pedagógico deriva de uma mistura entre metodologias recopiladas durante mais de 15 anos de experiência nas artes do circo, que envolve trocas de saberes, cursos técnicos, cursos livres, oficinas e a recente experiência que teve ao realizar o “Seminário de Malabarismo Funcional – Metodologia lúdica de Craig Quat” com o grupo Circus Camino na cidade de Thessaloniki, Grécia (projeto contemplado no edital macro de chamamento público nº 002/2024, categoria circo, viabilizado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura).
“Agora implementaremos a proposta pela primeira vez em um evento da magnitude do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ na região Norte. Será uma vivência pioneira, destinada a contribuir potencialmente na divulgação das artes circenses como uma ferramenta de inclusão no Amazonas e no estabelecimento do Estado como uma potência das artes circenses inclusivas na região”, pontua Teffy.
Leia mais:
Agenda cultural: fim de semana de feriadão tem Sou Manaus Passo a Paço 2025 e eventos culturais
Sou Manaus 2025: Veja horários e programação das atrações nacionais
Edição Comemorativa
Em 2025, o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil – organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) – celebra dez anos, reunindo 17 palcos espalhados pelas ruas, praças e espaços culturais do centro histórico da capital.
Com estilos que vão do MPB à música eletrônica, mais de três mil artistas se apresentarão na nova edição, sendo dois mil da terra e diversas atrações nacionais confirmadas, incluindo Ivete Sangalo, Ludmilla, Joelma, Os Paralamas do Sucesso, Xamã, Simone Mendes e Xand Avião.
O festival – que ocupará um perímetro de 63 mil metros quadrados – integrará arte, música, gastronomia, moda, circo, dança, artesanato e manifestações populares.
