O influencer e fazendeiro, Agenor Tupinambá, conhecido nas redes sociais por cuidar de uma capivara chama “Filó”, foi multado em mais de R$ 17 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após ser alvo de denúncia de maus-tratos.
Fazendeiro no município de Autazes, em conversa com a Rede Onda Digital o influencer disse que a denúncia veio de Brasília e que vai recorrer a justiça para não perder o animal.
“ Fui procurado por agentes do Ibama na minha faculdade. Fui notificado e multado por maus-tratos de animais e varias outras coisas”, contou AGENOR.
Em nota a imprensa, Agenor disse que também foi notificado para retirar os vídeos que aparece com a capivara Filó nas redes sociais.
” Também fui notificado para retirar os vídeos que expressam o meu amor e entregar a Filó num centro de tratamento animal, sob a acusação de retirá-la do seu habitat natural. Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá estão o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. E escolhi ser um guardião e não um criminoso”, ressaltou.
Leia mais:
Cena de Dalai Lama com a mão em direção as partes de Lady Gaga viraliza; veja
O influencer disse ainda que jamais seria capaz de fazer mal e muito menos matar um animal.
“De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida. No total, as multas somam mais de 17 mil reais, valor que nunca nem vi na minha vida”, disse Agenor a imprensa.
Além do pagamento da multa, ainda em entrevista a Rede Onda Digital, Agenor disse que a capivara Filó e a papagaia, chamada Rosa, deverão ser entregues ao IBAMA em uma prazo de seis dias.