Morreu nesta quarta-feira (21/5) a atriz Dorinha Durval, aos 96 anos. A informação foi divulgada pela sua filha, Carla Daniel, nas redes sociais. Dorinha ficou conhecida por interpretar a Cuca, icônica personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo. A causa da morte não foi divulgada.
“É com tristeza, mas alívio, que nos despedimos. Mãe, avó, amiga, e que trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro. Te amo”, escreveu Carla em homenagem publicada no Instagram.
Nascida em 21 de janeiro de 1929, em São Paulo Dorah Teixeira, Dorinha iniciou sua carreira artística como cantora nos anos 1940, se apresentando em boates como a extinta Oasis, ao lado do pianista Moacyr Peixoto, irmão do cantor Cauby Peixoto.
Leia mais
Advogada é indiciada por extorsão após acusar colega de estupro em Manaus
Antes de migrar para a televisão, teve passagem marcante pelas radionovelas. Na TV, estreou na extinta TV Tupi, no final dos anos 1950, integrando o elenco do programa TV de Comédia. Em 1969, começou sua trajetória na TV Globo, na novela Verão Vermelho, escrita por Dias Gomes.
Durante os anos 1970, viveu o auge de sua carreira, participando de grandes sucessos da teledramaturgia nacional, como Irmãos Coragem (1970), Minha Doce Namorada (1970) e Selva de Pedra (1972), todas sob a direção de Daniel Filho. Também esteve no elenco de O Bem-Amado, um dos marcos da televisão brasileira.
No entanto, a carreira de Dorinha foi interrompida nos anos 1980, após se envolver em um episódio trágico. Em 1980, foi condenada a seis anos de prisão pelo assassinato de seu então marido, Paulo Sérgio Alcântara. Cumpriu oito meses da pena em regime semiaberto e, a partir de 1987, afastou-se dos holofotes para se dedicar às artes plásticas, com foco em escultura.