“Eu sou eleitor do Bolsonaro, mas não sou alienado politicamente”. Com esta declaração à Rede Onda Digital, o vereador Elan Alencar (DC), integrante da base aliada do prefeito David Almeida (Avante) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), criticou nesta segunda-feira (14/10) o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) por exaltar o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na sua candidatura às eleições majoritárias na capital amazonense.
Rival de David para o segundo turno, no dia 27 de outubro, Alberto Neto é considerado pelo parlamentar da CMM como um candidato da direita bolsonarista que “não tem tecnicamente nada a oferecer”, caso seja eleito, na Prefeitura de Manaus.
“Então, é isso que está em jogo na cidade de Manaus. A continuidade de um programa de governo que está dando certo [com o prefeito David Almeida], que ainda não é 100%, mas que avançou bastante e aquilo que representa de repente um outro candidato, que não tem tecnicamente nada a oferecer ou simplesmente dizer que tem o apoio do Bolsonaro. Eu sou eleitor do Bolsonaro, mas sou eleitor do David Almeida, então, não sou alienado politicamente”, cutucou Alencar.
“Cabo eleitoral” e amigo do atual chefe do Poder Executivo de Manaus, Elan Alencar não poupou elogios à gestão de David Almeida. Ele destacou os avanços nas áreas da saúde, educação e infraestrutura pela administração municipal.
“Você imagina que o prefeito David Almeida tirou a pior Atenção Básica [em Saúde] do Brasil, segundo o Ministério da Saúde em plena pandemia [da Covid-19], para ser hoje a melhor Atenção Básica do país […] Também na educação, era uma das piores capitais na educação, você imagina que São Paulo tinha índices bons e despencou e Manaus tinha índices ruins e avançou. Na infraestrutura […], em um mandato de quatro anos – tirando o ano da pandemia – em três anos, ele [David Almeida] fez [asfaltamento e recuperação] de 3.600 ruas, fora operação tapa-buraco em mais 3 mil ruas […] É a favor disso que a gente quer que Manaus continue [com o atual prefeito]”, afirmou o vereador.
Leia mais:
Base e oposição de David Almeida debatem influência de Bolsonaro em campanha de Alberto Neto
Segundo turno: Bolsonaro retorna a Manaus em apoio a Alberto Neto nesta terça (15); veja a agenda
Ainda conforme Elan Alencar, deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e vereadores da CMM, que pertencem à base aliada do governador, estão apoiando a candidatura de Alberto Neto para “esconder” ajuda nos bastidores de Wilson Lima (União Brasil).
“Todo pessoal que é do [governador] Wilson Lima, hoje está apoiando o Capitão Alberto Neto. Você imagina que só estão tentando esconder o apoio do Wilson. E isso não vai acontecer porque de fato o Alberto tem o apoio do Wilson Lima. Então, para a gente aqui [da base aliada do prefeito David Almeida] fica muito claro”, disse Alencar.