O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) divulgou, nesta segunda-feira (7/10), balanço das operações logísticas nas eleições municipais de 2024. Segundo o tribunal, nenhum outro pleito foi similar teve um esquema de segurança e logística como o atual.
Foram mais de 140 horas de vôo de sete helicópteros das Forças Armadas, percorrendo mais de 30 mil quilômetros, distância equivalente a duas vezes a de Manaus a Pequim.
Os helicópteros partiram de vários municípios, tendo começado suas rotas pelo menos uma semana mais cedo, para que pudessem fazer as várias viagens necessárias à conclusão da operação.
Ainda segundo o tribunal, os juízes eleitorais tomaram medidas no sentido de auxiliar no transporte de eleitores, nas zonas rurais, principalmente nas comunidades mais afetadas pela seca.
Leia mais:
TRE-AM registrou problemas em urnas na capital e outros três municípios do Amazonas
“David Almeida está com a esquerda”, dispara Alberto Neto em entrevista
O TRE-AM ainda destacou que “foi notável nesta eleição o senso de cidadania de muitos valentes ribeirinhos que enfrentaram cursos d’água com pouca navegabilidade e, muitas vezes, se dirigiram a seus locais de votação a pé, enfrentando o sol amazônico ao andar sobre o leito seco dos rios”.
No balanço geral, informou, por conta de todos esses exemplos de superação, o índice de abstenção de eleitores no Estado se manteve dentro dos níveis das eleições anteriores, tendo Manaus, por exemplo, registrado a menor taxa de abstenção entre as capitais do Norte do país.