34.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Propaganda Eleitoral: TSE atualiza ‘tabela de representatividade’ para as eleições de 2024

Publicado em:

- Anúncio -

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, por meio da Portaria nº 657/2024, a nova tabela de representatividade dos partidos políticos e federações partidárias na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional. A publicação foi feita no Diário da Justiça Eletrônico de terça-feira (13/08) e traz informações para a organização das Eleições Municipais de 2024.

Os dados divulgados pelo TSE são necessários para o cálculo da distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Além disso, eles também serão utilizados para definir a participação de candidatos nos debates eleitorais.

Nas eleições majoritárias, como a escolha de prefeitos, a Lei das Eleições garante que partidos com pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional tenham presença obrigatória nos debates transmitidos pelas emissoras de rádio e televisão. Essa medida assegura uma maior visibilidade para essas legendas durante o período eleitoral.

Já para as eleições proporcionais, como as de vereadores, a participação nos debates é garantida de forma igualitária para todos os partidos. Em casos onde o número de candidatos é elevado, a organização pode optar por realizar mais de um dia de debates, respeitando a proporção de gênero entre os participantes.


Saiba mais:


A distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e a participação das candidatas e dos candidatos nos debates das Eleições 2024 seguirão os parâmetros da tabela abaixo:

Regras para debates

A legislação eleitoral permite a realização de debates sem a presença de candidatos de determinado partido, desde que o convite tenha sido feito com pelo menos 72 horas de antecedência. As regras do debate, como a ordem de fala e os detalhes logísticos, devem ser acordadas entre os partidos envolvidos e a emissora responsável, com a ciência da Justiça Eleitoral.

No primeiro turno das eleições, as regras acordadas serão válidas somente se tiverem a concordância de dois terços das candidaturas aptas, tanto para as eleições majoritárias quanto para as proporcionais.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no X
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -