Em uma nova pesquisa do instituto Projeta para as eleições à Prefeitura de Manaus pelo segundo turno, divulgada nesta quinta-feira (24/10), o candidato à reeleição e prefeito David Almeida (Avante) mantém a vantagem sobre o adversário, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL).
Em um dos cenários da estimulada, quando os nomes dos candidatos são mostrados aos entrevistados, o atual chefe do Poder Executivo Municipal tem 55,56% dos votos válidos, contra 44,44% de Neto.
Os 11,12 pontos percentuais de diferença entre os rivais mostram mais uma vez que, pelo levantamento da Projeta, não existe o empate técnico visto na maioria das projeções de outros institutos de pesquisa. No último dia, a mesma empresa divulgou uma amostragem em que David aparecia com 56,11% e acima do candidato da direita bolsonarista, que tinha 43,89%.
Ainda pelo estudo publicado nesta quinta-feira, no cenário da estimulada que contabiliza apenas as intenções de voto, o prefeito de Manaus está com 48,45% e tem mais de dez pontos percentuais acima de Alberto Neto, que apresenta 38,73%. Os votos brancos ou nulos representam 6,82%, enquanto o número de eleitores indecisos a três dias do segundo turno, neste domingo (27/10), é de 6%.
O instituto Projeta usou como metodologia para o atual levantamento ao Poder Executivo da capital amazonense, a amostragem aleatória por conglomerados. Foram entrevistados 1.080 pessoas, entre 16 e mais de 60 anos de idade, nos dias 21 a 23 deste mês. A margem de erro é de 2,98 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-03010/2024.
Leia mais:
IVERITAS: Alberto Neto tem vantagem de quase 5% sobre David Almeida em nova pesquisa
Pesquisa Action reafirma empate técnico entre David e Alberto Neto; brancos e nulos crescem