A partir desta sexta-feira (30/08), inicia-se o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para as Eleições Municipais de 2024, que promete agitar os eleitores brasileiros. Até o dia 3 de outubro, os candidatos a prefeito e vice-prefeito, bem como os candidatos a vereador, terão a oportunidade de apresentar suas propostas ao público em comerciais político-eleitorais.
A propaganda eleitoral será dividida em dois blocos diários de 10 minutos cada. Na televisão, os programas irão ao ar às 13h e às 20h30, enquanto no rádio serão transmitidos às 7h e às 12h. Além dos blocos, a programação diária incluirá 138 inserções dos candidatos a prefeito e vice-prefeito e entre 54 e 57 inserções dos candidatos a vereador.
Durante os 34 dias de propaganda, serão veiculados 4.892 comerciais político-eleitorais em Manaus. Desse total, 2.938 inserções serão destinadas aos candidatos a prefeito, enquanto 1.954 inserções serão reservadas para os candidatos a vereador.
A distribuição dessas inserções é feita em três blocos de audiência: das 5h às 11h, das 11h às 18h, e das 18h às 24h, ocupando cerca de 70 minutos diários da programação das emissoras.
Saiba mais:
- Duzentos “carecas” concorrem nas eleições municipais deste ano
- Eleições 2024: Beruri tem dois candidatos a prefeito e 79 a vereador; veja quais
Como o tempo é dividido
A divisão do tempo de propaganda entre os partidos segue uma lógica de representatividade. Dez por cento do tempo é dividido de forma igualitária entre todas as legendas, enquanto os 90% restantes são distribuídos de acordo com a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados. Além disso, para ter direito à propaganda eleitoral gratuita, os partidos devem cumprir um dos critérios da cláusula de barreira.
Do tempo total de inserções diárias, 60% será destinado aos candidatos a prefeito e 40% aos candidatos a vereador.
Ordem de exibição
A ordem de exibição dos programas foi definida por sorteio, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O candidato Amom Mandel, do partido Cidadania, será o primeiro a aparecer na propaganda eleitoral na TV e no rádio. Ele será seguido por Roberto Cidade (União Brasil), Marcelo Ramos (PT), Capitão Alberto Neto (PL), e David Almeida (Avante).
Em termos de número de inserções, Roberto Cidade lidera com 30 inserções diárias, seguido por Marcelo Ramos com 20 inserções, Capitão Alberto Neto com 15 inserções, e David Almeida com 14 inserções. Amom Mandel, por sua vez, terá 5 inserções diárias.
Por outro lado, candidatos de partidos que não atingiram a cláusula de barreira em 2022, como Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Nascimento (PSTU), não terão direito ao horário gratuito.
Eleições 2024
As eleições estão marcadas para o dia 6 de outubro, e caso nenhum dos candidatos atinja a maioria absoluta dos votos, um segundo turno será realizado no dia 27 de outubro. Em caso de segundo turno, o horário eleitoral gratuito retornará entre os dias 11 e 25 de outubro.