A vereadora Glória Carrate (PSB) não conseguiu a reeleição no pleito de 2024 e com 6.286 votos deixa de exercer o sexto mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Seguindo posição contrária do seu partido, após a derrota a parlamentar declarou apoio ao candidato à prefeitura da capital, Alberto Neto (PL).
O partido do ex-presidente Bolsonaro é considerado de extrema direta pelo Partido Socialista Brasileiro, como confirma o documento de 2020 do Diretório Nacional do Partido.
“Fica terminantemente vedado a possibilidade de apoio a candidaturas ou candidatos que defendam o atual governo. De igual modo, não terão legenda para disputar qualquer cargo pelo PSB àqueles que defendam o bolsonarismo/extrema direita”, finalizou o parágrafo único da Resolução de 2020, citando na época o então governo Bolsonaro.
Em abril, a Comissão Executiva Nacional do PSB aprovou por unanimidade, a renovação da resolução de 2020 sobre as eleições municipais deste ano. Segundo o documento, as deliberações sobre apoios, coligações e escolhas de candidatos terão de ser submetidas ao aval da direção nacional. Com exceção da proibição total de apoio a partidos de extrema direita, como o PL, partido do ex-presidente Bolsonaro e do deputado federal Alberto Neto.
“Fica vedado o apoio a candidaturas com viés ideológico de extrema direita”, finaliza o parágrafo único da Resolução CEN Nº 01/2024 assinada pelo Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira.
A resolução também reforça a importância de que as direções municipais busquem, sempre que possível, a unidade das forças progressistas de esquerda e centro-esquerda em suas cidades.
Carrate já declarou em suas redes sociais esse apoio total a chapa Ordem e Progresso encabeçada pelo Partido Liberal.
“Manaus merece um futuro melhor e estamos juntos com o @capitaoalbertoneto e a @mariadocarmoseffair para somar, trabalhando com seriedade e compromisso! Ordem e Progresso para Manaus! BR22”, escreveu a vereadora do PSB, reforçando o apoio ao candidato da direita.
Leia mais:
Mulher menos votada recebe R$ 4,6 mil de ‘fundão’ e 8 votos em Manaus
VÍDEO: Apenas 2 votos e R$ 150 mil no bolso, Flavinho Araújo é o menos votado em Manaus
A reportagem da Rede Onda Digital solicitou nota da vereadora Glória Carrate, sobre o apoio “não autorizado pelo PSB Nacional” ao candidato do PL, Alberto Neto, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos uma resposta.
O presidente do PSB Amazonas, vereador Marcelo Serafim, informou que o partido é neutro nesse segundo turno em Manaus, mas questionado sobre o posicionamento de sua companheira de sigla partidária ao apoiar o candidato do PL, o parlamentar não se pronunciou.
Veja na íntegra a Resolução do PSB:
Resolucao-CEN-001-2024_16042024_104235