Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Eleições 2024: TSE já recebeu mais de 36 mil denúncias de propaganda irregular; 300 foram no Amazonas

Eleições 2024: TSE já recebeu mais de 36 mil denúncias de propaganda irregular; 300 foram no Amazonas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou mais de 36,3 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular através do aplicativo Pardal 2024. O levantamento foi feito pela reportagem da Rede Onda Digital às 8h da manhã desta sexta-feira (13/09), com dados que podem sofrer alterações ao longo do dia.

No Amazonas, foram 300 registros. Manaus e Parintins aparecem como os municípios com mais ocorrências, somando 142 e 28 denúncias, respectivamente.

Confira os números por município:

CidadeTotal
ALVARÃES5
AMATURÁ1
APUÍ1
ATALAIA DO NORTE1
AUTAZES4
BARCELOS1
BERURI4
BOA VISTA DO RAMOS4
BOCA DO ACRE9
BORBA2
CARAUARI3
CAREIRO5
CODAJÁS3
EIRUNEPÉ9
ENVIRA1
FONTE BOA1
GUAJARÁ5
HUMAITÁ1
IRANDUBA9
ITACOATIARA8
JUTAÍ7
LÁBREA2
MANACAPURU14
MANAUS142
MAUÉS9
NOVA OLINDA DO NORTE13
NOVO AIRÃO1
PARINTINS28
PAUINI5
PRESIDENTE FIGUEIREDO2
RIO PRETO DA EVA1
SÃO SEBASTIÃO DO UATUMÃ1
UARINI4
URUCURITUBA1

No ranking nacional, São Paulo lidera em número de denúncias, com 7.123 registros. Em segundo lugar está Minas Gerais, que contabiliza 4.414.


Saiba mais:


Pardal 2024

O Pardal 2024 traz novidades que visam melhorar a eficiência das denúncias e o controle sobre as propagandas irregulares. Além de possibilitar o envio de denúncias por smartphone ou tablet, o aplicativo agora conta com formulários específicos para denúncias de diferentes tipos de propaganda, tanto online quanto offline. A Portaria TSE nº 662/2024 define as regras para a utilização do Pardal, incluindo a obrigatoriedade de anexar provas mínimas para que as denúncias sejam processadas.

Uma outra funcionalidade relevante é o guia de permissões e proibições, que deve ser consultado pelos usuários antes de formalizar uma denúncia, evitando acusações infundadas e garantindo que as reclamações sejam fundamentadas.

Para além do Pardal Móvel, que permite o envio de denúncias, o Pardal Web permite aos usuários acompanhar o andamento das denúncias e suas estatísticas. Além disso, a versão Pardal ADM oferece uma função adicional: a emissão de notificações para candidatos, partidos ou coligações que estejam sob investigação. Essas notificações são enviadas com um link para que o notificado regularize a situação ou apresente esclarecimentos com documentação comprobatória.

Disque-Denúncia 

Em agosto, o TSE lançou o Disque-Denúncia “1491”, voltado para o combate à desinformação nas eleições. As denúncias relacionadas à disseminação de fake news são encaminhadas ao órgão competente para investigação.

Além disso, a Polícia Federal criou um painel com informações sobre investigações criminais em andamento, inclusive sobre crimes eleitorais. O painel, atualizado diariamente, permite visualizar dados sobre os tipos de crimes e suas distribuições por cidade e região do país, sem expor os nomes dos investigados.