O primeiro turno das eleições municipais de Manaus, realizadas no último domingo (06/10), contou com a presença de comunicadores conhecidos que disputaram uma das 41 vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM). No entanto, nenhum deles obteve sucesso nas urnas.
A equipe de reportagem da Rede Onda Digital fez um levantamento com os 11 comunicadores mais conhecidos em mídia impressa, portais de notícias, televisão e rádio de Manaus. Confira a lista:
1. Nathália Nascimento (Podemos) – 4.818 votos
Conhecida por sua trajetória na televisão, Nathália já apresentou programas como “Magazine” e “Peladão A Bordo”, na TV A Crítica. Em 2020, fez sua primeira tentativa de eleição, mas não foi eleita.
2. Álvaro Campelo (Progressistas) – 2.920 votos
Ex-deputado estadual e radialista, Álvaro Campelo tem uma longa trajetória na política, tendo exercido quase dois mandatos consecutivos na Câmara de Manaus.
3. Clayton Pascarelli (PP) – 2.344 votos
Jornalista com passagens por emissoras diversas, incluindo Rede Amazônica e TV A Crítica, Clayton Pascarelli lançou sua candidatura pela primeira vez. Ele é conhecido por seu trabalho em telejornais, que o tornou uma figura popular no Amazonas.
4. Elias Emanuel (PSB) – 2.172 votos
Com quatro mandatos consecutivos na CMM, Elias Emanuel é um veterano da legislativa municipal. Ele trabalhou como apresentador de telejornais na Rede Amazônica e ocupou diversas cargas de direção em órgãos municipais ao longo de sua carreira política.
5. Lomittas (PMB) – 2.077 votos
Paloma Souza, mais conhecida como Lomittas, destacou-se na Rede Onda Digital com seu programa “Lomittas Tá On”, focado em política e temas sociais. Sua popularidade na internet não foi suficiente para garantir sua eleição.
6. Eudógio Gonçalves (Progressistas) – 1.359 votos
Repórter policial, Eudogio ficou conhecido por suas pautas de comunidade e polícia. Com uma carreira de dez anos no jornalismo, ele buscou uma vaga na CMM, mas não conseguiu alcançar um número expressivo de votos.
Leia mais:
- Gastos de campanha: veja quanto gastaram até agora os famosos que perderam as eleições 2024
- Eleições 2024: Manaus contou com candidatas trans, mas nenhuma foi eleita para a CMM
7. Liliane Araújo (Avante) – 637 votos
Jornalista e advogada, Liliane ganhou notoriedade na Rede Amazônica, onde apresentou programas como “Bom Dia Amazônia”. Tentou a política em 2017, mas sua candidatura foi indeferida. Neste pleito, buscou novamente uma vaga na CMM.
8. Toalha Podre (União Brasil) – 619 votos
Enison Lima, mais conhecido como “Toalha Podre”, é conhecido por sua participação no programa do Sikêra Júnior, na TV A Crítica.
9. André Moreira (PSDB) – 367 votos
Com mais de 20 anos de experiência na mídia impressa, André Moreira atuou em diversas funções, incluindo a direção do jornal Amazonas Em Tempo. Apesar de seu histórico, não conseguiu capitalizar sua experiência em votos nas urnas.
10. Thiago Quara (Avante) – 253 votos
Thiago, com passagens por portais de notícias, buscou sua primeira candidatura no CMM. Sua experiência em diferentes veículos de comunicação não se traduziu em votos significativos.
11. Fofinho do Povo (Agir) – 228 votos
Raphael Tavares, conhecido como “Fofinho”, teve uma passagem rápida pela Rede Onda Digital e trabalhou com o polêmico Sikêra Júnior. Sua estratégia de se apresentar como “Fofinho do Povo” não se traduziu em sucesso eleitoral.