26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Eleições 2024: 775 municípios brasileiros não elegeram mulheres para câmaras municipais

Publicado em:

- Anúncio -

Nas eleições legislativas deste ano, 775 municípios brasileiros não elegeram mulher para suas respectivas câmaras municipais, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso significa que aproximadamente um em cada sete cidades brasileiras ainda não conta com representação feminina no Legislativo local.

Embora o número seja alto, houve uma melhora em relação às eleições de 2020, quando 929 cidades ficaram sem mulheres eleitas para o cargo de vereadora.

Minas Gerais liderou o número de mulheres eleitas em 2024, com 1,3 mil vereadoras escolhidas. São Paulo segue de perto, com 1,2 mil eleitas. No entanto, Roraima e Amapá registaram os menores números de vereadoras no país, com apenas 40 e 41 eleitas, respectivamente.

Já no Amazonas, foram eleitas 159 vereadoras nas eleições municipais deste ano, segundo dados do TSE.

A participação feminina nas câmaras municipais brasileiras avançou de forma tímida nesta eleição. Em 2020, 16,13% das cadeiras eram ocupadas por mulheres, enquanto este ano a proporção subiu para 18,24%. Os homens ainda dominam a maior parte das vagas, representando 81,76% do total de vereadores no país.


Saiba mais:


Nas capitais

Nas capitais, o aumento da representatividade feminina foi um pouco mais expressivo, com a proporção de vereadoras subindo de 17% em 2020 para 21% em 2024. Algumas cidades se destacaram para atingir ou superar a marca de 30% de mulheres eleitas para suas Câmaras Municípios, como São Paulo (36%), Curitiba (32%), Porto Alegre (31%), Boa Vista (30%) e Cuiabá (30%).

O crescimento mais expressivo ocorreu em Cuiabá, onde a representatividade feminina saltou de 8% para 30% das cadeiras. Já São Paulo, que possui a maior assembleia eleitoral do Brasil, também será uma capital com uma maior proporção de mulheres na Câmara Municipal, com 36% das vagas ocupadas por vereadoras.

Entre os cinco candidatos mais votados em São Paulo, dois são mulheres. Ana Carolina Oliveira (Podemos), mãe de Isabella Nardoni, foi a segunda mais votada com quase 130 mil votos. Amanda Paschoal (PSOL), apoiada pela deputada federal Erika Hilton, ficou na quinta posição, com 108 mil votos.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
- Anúncio -