A Pesquisa sobre o Panorama Político 2024, feita pelo DataSenado em parceria com a Nexus, revela que a grande maioria dos entrevistados amazonenses, cerca de 47%, afirmam não se considerar nem de esquerda, nem de centro, nem de direita, ou seja, nenhum dos posicionamentos políticos.
No cenário, é possível ver que 26% se consideram de direita, contra 12% de esquerda. Apenas 10% dos amazonenses entrevistados se consideram de centro, e 4% preferiram não responder ou não sabiam.
Essas porcentagens mostram que a maior parte dos eleitores vive cada vez mais desinteressada em ideologia política.
Cenário nacional
Esse é o maior levantamento já feito sobre o tema no Brasil. A pesquisa ouviu 21.808 pessoas de todos os estados do país entre os dias 5 e 28 de junho deste ano, e mostra que a maior parte dos brasileiros diz ser de direita. Os dados apontam que 29% dos entrevistados se identificam com esse espectro político, enquanto 15% dizem ser de esquerda e 11% de centro.
Os três grupos, juntos, somam 55% da população do Brasil. Os demais 45%, conforme o levantamento, disseram não se identificar com nenhum posicionamento político ou não souberam ou quiseram responder.
Veja o gráfico:
Saiba mais:
Caso Geovana: suspeito de desovar corpo de babá nega acusações: “nunca fiz nada”
‘Sorriso Corrompido’: PF deflagra operação para combater crimes eleitorais em Boa Vista
Público sem predileção política
Em todos os casos, chama a atenção a quantidade expressiva de pessoas que dizem não se identificar com nenhum dos lados. A analista de opinião pública do DataSenado, Elga Lopes, considera esse dado relevante, ainda mais considerando a proximidade das eleições municipais.
“Ainda que as preferências ideológicas sejam um tema de destaque no debate público recente, chama atenção o elevado desinteresse do eleitor brasileiro pelos três principais espectros políticos. É expressiva a fatia da população que não se identifica com nenhum deles”, diz ela.
*Com informações de Metrópoles.