Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital, o jornalista político Thiago Botelho fez uma projeção das eleições majoritárias em Manaus. Nesta sexta-feira (04/10), ele afirmou que a disputa no segundo turno deverá ser entre o atual prefeito David Almeida (Avante) e Roberto Cidade, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A previsão de Botelho se baseou em um levantamento que decidiu realizar com várias pesquisas de intenções de voto à Prefeitura de Manaus divulgadas pelos institutos. Conforme análise do jornalista, a maioria dos dados aponta que o chefe do Poder Executivo Municipal terá como único empecilho para a reeleição, depois do resultado da votação do primeiro turno neste domingo (06/10), o candidato apoiado pelo grupo político do governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil).
Leia mais:
“Eu fico com o pragmatismo que norteia a minha vida. O que eu fiz? Inclusive na sexta-feira passada, aqui na [Rede] Onda Digital, no ‘Boa noite Amazônia’, que é o programa do qual faço parte, nós entrevistamos o professor Afrânio Soares, proprietário da Action Pesquisas. [Eu disse] ‘professor, não sei se eu fiz certo. Mas eu peguei todas as pesquisas, somei as porcentagens de todos os candidatos e fiz uma média’ […] A maioria me aponta o segundo turno entre David [Almeida] e Roberto Cidade”, disse Botelho.
O analista político e professor universitário Helso Ribeiro concorda com as estatísticas e aposta em uma disputa entre David e Roberto no segundo turno, no dia 27 de outubro. Convidado também do Tribuna Livre, Ribeiro acredita que o terceiro lugar ficará entre Amom Mandel (Cidadania) ou Capitão Alberto Neto (PL). O deputado federal do Cidadania antes era o principal adversário do prefeito de Manaus nos primeiros levantamentos dos institutos de pesquisas.