OPINIÃO
*Por Bryan Dolzane
Não é segredo para ninguém que Manaus é “direitona” como costumamos dizer nas conversas sobre política regional, e isso mais uma vez se comprovou na pesquisa RealTime1 publicada nesta quarta-feira (9). Alberto Neto (PL) lidera a corrida para o Senado Federal em Manaus a 1 ano e 6 meses das eleições.
E isso, sem nenhuma torcida, o coloca como um dos favoritos em 2026 – até quem o odeia é obrigado a concordar.
Saiba mais:
Aval para o Senado: Wilson Lima e Alberto Neto disputam apoio de Jair Bolsonaro
Eleições 2026: Alberto Neto e Eduardo Braga são favoritos ao Senado em Manaus, diz pesquisa
Esse é um sinal para os políticos do Amazonas, sobretudo para os negacionistas do cenário político regional. Ainda que a questão ideológica, por si só, não defina a eleição de ninguém – e isso é positivo –, negar sua influência é negar a realidade. E os que contam com os votos de Manaus precisam ficar atentos a uma coisa chamada ‘lado’ – pois o muro não será um lugar politicamente confortável.
Dado esse cenário, não custa nada lembrar que teremos sempre os oportunistas de plantão. Aqueles que se aproveitarão da direita e do chamado ‘bolsonarismo’: políticos que não mostraram nenhuma ligação com as causas desse movimento, e que agora querem os votos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve ser bastante criterioso com seus apoios, dadas as traições políticas de 2018.