A TikTok Shop — que permite que usuários vendam produtos na plataforma — deve chegar ao Brasil em abril, somente um mês após o lançamento no México.
Relatórios do Santander e do Itaú mostram que a funcionalidade deve operar no próximo mês, com base em uma notícia do site chinês DSB. Até o momento, o TikTok não se pronunciou sobre o lançamento da ferramenta.
Segundo relatório do Santander divulgado na segunda-feira (10), o lançamento da TikTok no mercado mexicano revelou uma abertura para parcerias com empresas estabelecidas, incentivos agressivos aos vendedores e uma adoção maior nas categorias de beleza, moda e casa.
Algumas marcas foram apontadas pelo banco como mais preparadas para a chegada da TikTok Shop em solo brasileiro:
- C&A;
- Magazine Luiza;
- Mercado Livre;
- Natura;
- Renner.
Porém, mesmo com a experiência positiva dos mexicanos e a possibilidade de novos negócios, o Santander sinaliza a urgência dos varejistas brasileiros desenvolverem estratégias específicas para a plataforma.
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A importância do mercado brasileiro para o TikTok
O Santander já havia calculado em fevereiro deste ano que a TikTok Shop pode capturar de 5% a 9% de todo o e-commerce brasileiro dentro de três anos após o lançamento e se tornar o mais novo concorrente do comércio eletrônico. Especialistas apontam que a chegada da ferramenta deve promover uma grande mudança no e-commerce do país.
Em 2024, a plataforma gerou US$ 9 bilhões em vendas nos EUA, além de US$ 6,2 bilhões na Indonésia e US$ 5,7 bilhões na Tailândia.
Com isso, o banco calculou que a chegada da nova ferramenta do TikTok pode chegar a impulsionar as vendas do comércio eletrônico em até R$ 3 bilhões.
O banco ainda projeta que a plataforma deve iniciar os primeiros 90 dias no Brasil com alguns benefícios, a exemplo de dias sem comissões, frete grátis e uma proibição total de joias, produtos alimentícios e itens usados.
*Com informações de CNN Brasil