As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Volume de serviços no Amazonas despenca -3,5% em julho, aponta pesquisa do IBGE

Estado sofreu, no setor de serviços, a maior retração do País em julho e ficou bem abaixo da média nacional, que foi de 0,3%
Volume de serviços no Amazonas despenca -3,5% em julho, aponta pesquisa do IBGE

(Foto: Valdo Leão / Semcom)

O volume de prestação de serviços no Amazonas sofreu a maior retração entre todos os Estados brasileiros em julho, conforme a pesquisa Mensal de Serviços divulgada, nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o trabalho, a retração no setor no sétimo mês do ano foi de -3,5% na comparação com o mês de junho/2025.

A performance do setor no Amazonas contrastou com a média nacional, cuja evolução no volume de serviços foi de 0,3%. Com isso, em termos nacionais, o setor se encontra 18,5% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e renova, neste mês, o ponto mais alto da série histórica

A variação positiva de julho foi acompanhada por três das cinco atividades de divulgação investigadas pelo IBGE, com destaque para informação e comunicação (1,0%), que volta a crescer após ter registrado uma ligeira variação negativa em junho (-0,1%).

Os demais avanços vieram dos profissionais, administrativos e complementares (0,4%); e dos serviços prestados às famílias (0,3%), com o primeiro ramo tendo crescido após ter ficado estável no mês anterior e o segundo setor recuperando uma pequena parte da perda acumulada entre abril e junho (-1,9%).

Em contrapartida, os transportes (-0,6%) exerceram a principal retração, seguidos pelos outros serviços (-0,2%), com o primeiro ramo eliminando parte do ganho de junho (1,6%) e o último emplacando o segundo revés seguido, com perda acumulada de 1,7%.


Saiba mais:

Cachorro-quente, hot dog, hot pork, kikão, o Brasil não tem limites na hora de fazer um sanduíche

Comércio varejista do Amazonas registra leve retração no volume de vendas em julho 


Variação em 2025 segue positiva

Na comparação com julho do ano passado, o volume de serviços avançou 2,8%, sua décima sexta taxa positiva seguida. O resultado desse mês foi acompanhado por três das cinco atividades e contou ainda com crescimento em 50,6% dos 166 tipos de serviços investigados.

O volume de serviços acumulado de janeiro a julho de 2025, frente a igual período do ano anterior, teve expansão de 2,4%, com quatro das cinco atividades de divulgação apontando taxas positivas e crescimento em 52,4% dos 166 tipos de serviços investigados. Entre os setores, a contribuição positiva mais importante ficou com o ramo de informação e comunicação (6,0%), impulsionado, em grande parte, pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet; desenvolvimento e licenciamento de softwares; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet; consultoria em tecnologia da informação; e suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação.