As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Pesquisa mostra que o crescimento da produção industrial no Amazonas chegou a 9% em setembro

Bens de informática, Duas Rodas e eletroeletrônicos puxaram a produção industrial em Manaus no mês de setembro
12/11/25 às 11:33h
Pesquisa mostra que o crescimento da produção industrial no Amazonas chegou a 9% em setembro

Foto: Bruno Leão/Sedecti.

A produção industrial no Amazonas cresceu 9% em setembro na comparação com o mês anterior, sendo este a melhor variação desde o início do ano. O resultado superou em 13 pontos percentuais (p.p.) a média registrada no país (-0,4%), conforme revelou a Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada nesta quarta-feira (12/11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os setores de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos e de bebidas foram os que mais contribuíram para o índice positivo no Amazonas. O bom momento destes setores também foi captado pela pesquisa Indicadores da Suframa, divulgada na segunda-feira e que mostrou um recorde histórico no faturamento das empresas do Polo Industrial de Manaus em setembro: R$ 20,7 bilhões.

Pelos números da Suframa, equipamentos de informática foram responsáveis por 20,9% do faturamento total em setembro, com o polo Duas Rodas vindo na sequência (20,08%) e o de produtos eletrônicos e ópticos fechando o pódio das maiores contribuições para o faturamento do PIM (16,85%).


Saiba mais:

Justiça Eleitoral cassa dois vereadores e torna três mulheres inelegíveis em Alvarães

Bastidores: Tadeu de Souza cumpre agenda institucional de “pré-governador” a cinco meses da decisão de Wilson Lima


Comparações indicam força do PIM

Na variação interanual, quando se compara setembro deste ano com setembro do ano passado, o crescimento foi ainda melhor: 8,4%. O acumulado em 12 meses (out/2024-set/2025) teve variação de 2% na produção física industrial no estado.

Já o acumulado do ano de 2025, até o mês de setembro, ficou em 0,1%, apresentando leve recuperação em relação a agosto (-0,9%). Mesmo assim, não mostrou boa recuperação após seis retrações seguidas.