As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Bastidores: Tadeu de Souza cumpre agenda institucional de “pré-governador” a cinco meses da decisão de Wilson Lima

Vice-governador acelerou a agenda de compromissos institucionais e presença em eventos do governo Wilson Lima
12/11/25 às 10:35h
Bastidores: Tadeu de Souza cumpre agenda institucional de “pré-governador” a cinco meses da decisão de Wilson Lima

Tadeu de Souza e a presidente do TCE, Yara Lins (Foto: Divulgação)

O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) está cumprindo, nestes 12 primeiros dias de novembro, o que anunciou no dia primeiro, quando fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais para dizer que o mês seria cheio de energia e compromissos. A movimentação não passou desapercebida dos adversários, que vem na postura do vice uma clara preparação para assumir o cargo em abril, quando o governador Wilson Lima (União Brasil) deve renunciar para disputar uma vaga no Senado Federal.

Só nesta última semana Tadeu de Souza fez visitas institucionais importantes: primeiro, ao presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Saunderes Fernandes, que estava acompanhado dos desembargadores Délcio Santos e Vânia Marques Marinho. Na oportunidade falaram sobre programas estratégicos de regularização fundiária tocados pelo TJAM, um tema que sempre rende votos no Amazonas.

Tadeu também destacou a contribuição de Jomar Fernandes a regularização fundiária desde o tempo em que atuava como Corregedor-Geral do TJAM, posto estratégico no organograma da Corte, pois todo corregedor um dia chega à presidência.

“Há um interesse muito grande do Poder Executivo em compartilhar com o Poder Judiciário esse projeto de implantação e fortalecimento da interiorização da Justiça. Penso que, no papel que tenho como vice-governador, preciso manter no meu planejamento a intensificação do relacionamento, da cooperação e, acima de tudo, do fortalecimento dessa parceria, porque quem ganha é a população”, afirmou Tadeu.


Saiba mais:

Juiz eleitoral cassa dois vereadores e torna três mulheres inelegíveis em Alvarães 

TJAM abre três novas vagas para juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas


Nesta segunda-feira (10/11), o vice-governador seguiu buscando aproximação institucional, dessa vez com os dirigentes do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), onde foi recebido pela presidente Yara Lins, o ex-presidente Erico Desterro e o corregedor-geral, Josué Neto.

No órgão, cuja boa relação é condição estratégica para uma boa governança e, principalmente, para uma tranquilidade pós-mandato, Tadeu destacou a importância do trabalho conjunto da corte com o poder executivo, sobretudo, na “orientação técnica, na atuação pedagógica e na correta execução orçamentária’.

Embora venha acompanhando a execução de programas, principalmente na área da saúde, desde o início do ano, quando decidiu adquirir mais visibilidade junto ao eleitorado amazonense, chamou atenção a participação dele em um mutirão de cirurgias oftalmológicas promovido pelo governo Wilson Lima no município de Novo Airão, na Região Metropolitana de Manaus, no último fim de semana.

Para um analista político ouvido pela Rede Onda Digital, está em curso uma aproximação entre Tadeu e Wilson Lima, que não faz muito tempo, em setembro, chegou a negar ao vice um avião do governo para uma viagem ao interior. Na própria Onda Digital, no programa Meio Dia com Jefferson Coronel, Tadeu havia reclamado que as sugestões dele não eram ouvidas e aproveitadas pelo governo, o que deve ter mudado no último mês.