Black Friday: Brasileiros não têm certeza sobre ir às compras este ano, diz pesquisa

55% dos brasileiros ainda não tomaram uma decisão sobre ir às compras durante a Black Friday desse ano. É o que revela pesquisa feita pelo Hibou, instituto especializado em monitoramento de consumo, em parceria com a Score Agency.
De acordo com o levantamento, 45% dos consumidores já declararam a decisão de comprar produtos durante o período. É uma queda de 9 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Enquanto isso, 31% já afirmaram que não pretendem consumir na data.
Ainda segundo a pesquisa, apenas 7% das pessoas verificam os preços no dia da Black Friday, enquanto 42% anotam valores para ter certeza de que existe uma real promoção nas lojas.
Leia mais:
Confira uma forma simples de não ser enganado por promoções falsas na Black Friday
Nove em cada dez consumidores do Amazonas pretendem fazer compras na Black Friday
Busca pelo preço ideal
De acordo com o levantamento, 22% dos consumidores iniciaram suas pesquisas de preços em agosto e setembro. Já 17% foram verificar o custo dos produtos no começo de novembro. Apenas 19% deixam para checar os valores na semana da Black Friday.
Ainda segundo a pesquisa, dentre os principais fatores analisados pelos consumidores na hora de fechar a compra, o preço baixo (ou desconto) segue como a preferência de 83% dos brasileiros. Já o frete grátis vem logo em seguida como uma opção para 42% deles. Marca e avaliações de outros compradores também entram nesses requisitos, agradando 35% e 24% dos compradores, respectivamente.
Apesar do número ainda alto dos consumidores fiéis à semana da Black Friday, especialistas percebem uma mudança no hábito de consumo dos brasileiros. O Chief Strategy Officer da Score Agency, Albano Neto, afirma que o evento passou a ser um teste de confiança do consumidor para com o varejo:
“O brasileiro aprendeu a fazer conta, comparar e esperar. Hoje, ele só se move quando sente que a promoção faz sentido não apenas no bolso, mas na forma como a marca entrega valor e verdade”.
*Com informações de CNN Brasil






