As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Banco Central rejeita aquisição do Banco Master pelo BRB

A decisão foi comunicada pelo BRB no início da noite, em nota ao mercado
Banco Central rejeita aquisição do Banco Master pelo BRB

(Foto: reprodução)

O Banco Central (BC) negou, nesta quarta-feira (3/9), a aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). A decisão foi comunicada pelo BRB no início da noite, em nota ao mercado.

Na manifestação, o banco estatal informou ter solicitado acesso integral ao parecer do BC para avaliar os fundamentos da negativa e definir quais alternativas poderá adotar. “O BRB reitera seu posicionamento de que a transação representa uma oportunidade estratégica com potencial de geração de valor para o BRB, seus clientes, o Distrito Federal e o Sistema Financeiro Nacional”, destacou a nota.

O processo estava sob análise havia mais de cinco meses, embora o regulador tivesse até um ano para concluir a avaliação. O negócio, anunciado em março, previa a compra de 49% das ações ordinárias, 100% das preferenciais e 58% do capital total do Master. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já havia dado sinal verde à operação em junho.


Leia mais

Banco Central anuncia novas regras para processo de contestação de Pix

Embaixada dos EUA no Brasil se posiciona contra ameaça de Moraes de punir bancos nacionais que cumpram sanções estrangeiras


A negativa do BC interrompe o que seria a etapa final para efetivar a transferência de controle. O BRB informou que manterá seus acionistas e o mercado atualizados sobre os próximos passos.

Fundado em 1964, o BRB é uma sociedade de economia mista controlada majoritariamente pelo governo do Distrito Federal (71,92%). Além de atuar em todo o DF, mantém presença em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Paraíba.

O Banco Master, criado em 1974 como corretora de valores, recebeu autorização para operar como instituição financeira em 1990, sob o nome de Banco Máxima. Em 2021, após a compra do Banco Vipal, adotou a atual denominação.

*Com informações do G1.