
Transplante de fígado no Delphina Aziz poderá ser realidade em 2025, anuncia governador Wilson Lima
Estado atingiu a marca de 200 transplantes de rim e, em breve, iniciará transplantes de fígado, após aprovação

O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou na manhã desta quinta-feira (21/8), a implementação de procedimentos para transplantes de fígado no Hospital Delphina Aziz a partir deste ano. O marco será inédito, assim como o os transplantes de rins, que representam aumento na quantidade de procedimentos desde que foi implantado no sistema de saúde.
“O transplante de rim, que é inédito no Estado, batemos o número de 200 transplantes, 200 procedimentos desse realizado, implante coclear, e aqui eu já vou aproveitar para dar uma notícia em primeira mão. Foi aprovado o transplante de fígado pelo corpo clínico do Delphina (Aziz). Então, até o final do ano, nós vamos começar a fazer também esse transplante”, anunciou o governador na rádio CBN Manaus.
Confira:
Saiba mais:
Vereador de Manaus quer que 24 de outubro seja o Dia do Sauim-de-coleira
Transplantes
O Hospital Delphina Aziz é pioneiro em transplantes renais na região Norte. O primeiro transplante de rim de doador vivo foi realizado em 5 de julho de 2023. Um ano depois, em 29 de junho de 2024, as equipes executaram o primeiro transplante renal com doador falecido, um marco importante que demonstra a evolução contínua das técnicas e a capacidade da equipe médica.
No dia 31 de julho de 2024, dois pacientes foram beneficiados com o transplante dos rins de um doador falecido. A cirurgia mais recente foi realizada no dia 1º de agosto.