
Longe do fórum, Omar Aziz foi “sujeito oculto” das conversas de prefeitos

O senador Omar Aziz (PSD) foi o “sujeito oculto” das conversas mantidas entre os participantes do Fórum “Amazonas + Municípios 2025′, que reuniu nos últimos dois dias (5 e 6/8), em Manaus, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e servidores dos 61 municípios do interior do Estado.
Embora esteja em Brasília para a volta ao trabalho do Congresso Nacional, Omar Aziz esteve em todas as rodas de conversas entre os participantes do encontro, promovido pela Associação Amazonense dos Municípios (AAM), no clube do Trabalhador do Sesi, no Coroado, Zona Leste.
Omar Aziz é pré-candidato ao Governo do Amazonas em 2026 e é favorito para receber o apoio da maioria esmagadora dos prefeitos do interior.
“O nosso apoio vai para o senador Omar”, crava Renato Afonso (PSD), prefeito de Pauini, município localizado na região do Alto Rio Purus. “Um amigo de Codajás, o senador Omar é o meu próximo governador”, completa Tonho Santos (União Brasil), prefeito do município localizado no Médio Solimões.
O principal argumento para a decisão deste apoio futuro ao pré-candidato é a capacidade de articulação de Omar Aziz nos ministérios em Brasília e a destinação de emendas parlamentares para obras e programas dos prefeitos.
“O senador sempre esteve ao lado dos municípios e Silves é um dos que tem recebido emendas e apoios constantes’, explica Paulino Grana, prefeito do município localizado na região do Baixo Amazonas.
Único prefeito eleito pelo PL, cuja pré-candidata ao governo é a professora Maria do Carmo Seffair, Fernando Vieira é cauteloso ao falar sobre quem terá o apoio dele em 2026.
“É muito cedo para indicar nomes (apoio)”, resume o prefeito de Presidente Figueiredo, município da Região Metropolitana de Manaus.
Além de Omar Aziz, apoio também para Wilson e Braga
Se o apoio a pré-candidatura de Omar Aziz pode ser tratada como uma unanimidade entre os prefeitos presentes no fórum Amazonas + Municípios, na eleição para o Senado, que definirá duas vagas da bancada do Estado em Brasília, há uma clara divisão entre os nomes do governador Wilson Lima (União Brasil), que ainda não decidiu se vai ser candidato, e o senador Eduardo Braga (MDB), que buscará a reeleição.
A favor de Wilson pesa o apoio que ele deu a mais de 50 prefeitos eleitos no ano passado e as obras e programas realizados ao longo dos dois mandatos a frente do Palácio da Compensa.
“Meu governador vai pro Senado e eu apoio ele”, promete Tonho Santos.
Destacando que é um novato na política, pois nunca tinha disputado um mandato eletivo antes, o prefeito Bosco Fallabela (União Brasil) também tem o governador Wilson Lima como primeira opção para o Senado.
“Ele ajuda muito o município, merece o nosso apoio”, explica Bosco, prefeito de Urucará, município localizado na região do Baixo Amazonas.
Em favor de Eduardo Braga pesa a destinação de emendas parlamentares impositivas, que vão sedimentando o apoio que ele recebe de prefeitos dos municípios mais importantes do interior, como é o caso de Itacoatiara (Mario Abrahim), Manacapuru (Valciléia Maciel) e Parintins (Mateus Assayag).