As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Inteligência artificial revoluciona atendimento e diagnósticos na saúde do Amazonas, diz secretária

Com laudos emitidos em até 10 minutos e monitoramento em tempo real, Maksoud destaca que a tecnologia tornou o sistema mais ágil, seguro e próximo da população
01/11/25 às 08:00h
Inteligência artificial revoluciona atendimento e diagnósticos na saúde do Amazonas, diz secretária

Rede Onda Digital

A secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, afirmou em entrevista à Rede Onda Digital que a inteligência artificial já é realidade no sistema estadual. Segundo ela, exames como eletrocardiogramas e tomografias têm laudos emitidos em tempo recorde, enquanto o uso de dados e painéis integrados garante mais transparência e eficiência na gestão pública.

Leia na íntegra:

Rede Onda Digital – O Amazonas recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes de fígado no Hospital Delphina Aziz. A habilitação foi bem recebida, certo?

Nayara Maksoud – “Que bom que você tocou no assunto de transplante de fígado. Toda uma rede integrada, Hemoam, Francisca Mendes, o Delphina Aziz com a equipe ali, o movimento com o Ministério da Saúde que esteve presente, renovou o olhar na estrutura do Delphina, que já tinha habilitado o renal. E aí você (leitor) tem o transplante de fígado aprovado. Nós estamos aptos a realizar o transplante no momento que a oportunidade chegar”.

Rede Onda Digital – O Governo do Estado anunciou o uso de ferramentas de inteligência de dados para monitorar leitos, medicamentos e insumos. Como você avalia o papel da tecnologia na transparência da gestão pública da saúde?

Nayara Maksoud – “A tecnologia é primordial para que nós, aqui no Sistema de Saúde do Amazonas, possamos entregar produtos que realmente atendam à realidade da população. Então, a tecnologia, ela veio para ficar e nós não podemos perder tempo em não ter ferramentas como essa, aplicadas à nossa rede de saúde. Quero dizer que foi revolucionário o governador Wilson Lima ter trazido a telessaúde na amplitude que ele trouxe. Com 17 especialidades, com a saúde na palma da mão, tendo o médico atendendo 100% do interior do estado e, além disso, enviando no telefone do paciente, encaminhamentos, laudos, receitas médicas e, além de ter a IA, a inteligência artificial, com laudos. Nós temos laudos em tempo recorde, 10 minutos para eletrocardiograma, laudo para tomografia, raio-x, toda uma distância com a inteligência artificial funcionando”.

Rede Onda Digital – E quais projetos de inovação tecnológica (como aplicativos, IA ou painéis públicos) estão sendo desenvolvidos pela SES-AM para melhorar o atendimento e o controle social?

Nayara Maksoud – “Nós temos hoje um centro integrado de informações, que é o Cieges, onde nós temos uma plataforma integrada, assistência e vigilância, que monitora como é que tá a demanda na porta das unidades de saúde. Onde a gente tem um serviço de urgência que tem um contingenciamento maior e que a gente precisa ter um suporte imediato para aquele local. Nós temos o número de leitos e taxa de ocupação que estão sendo ocupados naquele momento, a gente monitora o número de cirurgias e quais as cirurgias dia. E uma outra coisa super importante, nós estamos vivendo uma epidemia de causas externas. Temos na saúde do Amazonas uma integração com o trânsito, onde nós sabemos, em tempo imediato, quantos acidentes de trânsito nós estamos tendo naquele minuto, naquela hora. E a gente já sabe onde é que vai pressionar uma unidade de saúde. Então, são exemplos aqui do que a gente vem trazendo e vivenciando com a tecnologia na saúde, que ela traz segurança no atendimento, ela garante agilidade e ela traz um planejamento assertivo para o serviço de saúde”.


Saiba mais: 

Deputado propõe distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS no Amazonas

Projeto inclui cultura cristã em conselhos e conferências culturais de Manaus


Rede Onda Digital – Quais são os melhores feitos que você pode destacar na Secretaria de Saúde?

Nayara Maksoud – “Primeiro, ampliação do acesso e redução do tempo de espera. Todas as nossas ações em 2025, elas foram pautadas em você conseguir fazer transformação de estrutura física nas unidades, você garantir ações que ela possa ter acesso como Opera Mais Amazonas. Acho que o telessaúde, que a gente estava falando aqui de tecnologia, é um antes ou depois na vida do amazonense. Então, eu acho que isso trouxe um 2025 e mais especialidades vêm por aí, mais novidade na telessaúde, na inteligência artificial.

Quero destacar as cirurgias através do Opera Mais Amazonas, vamos realizar até dezembro mais de 330 mil cirurgias eletivas, que não são aquelas que o paciente entra após uma urgência e emergência no pronto-socorro. Acho que a revolução que o governador fez na saúde nos últimos anos, trazendo maior capacidade tecnológica, com maior número de ressonâncias nas unidades, ampliou o número de hemodinâmicas, vem fazendo toda uma reconstrução da estrutura física, melhorando a hotelaria desse usuário quando ele precisa estar internado. O fast-track, que é um processo novo nas portas, tudo isso foi 2025, um 2025 cheio de inovações para a área da saúde”.

Rede Onda Digital – E o que a população pode esperar de novidade para o próximo ano?

Nayara Maksoud – “Pode esperar a nossa responsabilidade em atendê-la com mais acesso e com menor tempo de espera. Estruturas como o CAIC TEA, que não existia. Antes não tinha, agora tem, o CAIC TEA na nossa rede. Eu acho que isso é um olhar singular com equidade dentro do sistema de saúde. E tem muito serviço por aí, tem muita gente que vai ser atendida até o final de 2025. Cirurgias, 12 mil de cataratas. Então são essas pessoas que podem ter uma expectativa enorme de realizar o que precisa. Mais consultas, mais exames, mais unidades hospitalares renovadas, modernizadas e tecnologia com garantia e ampliação do acesso para o interior do Estado”.