As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Governo dos EUA vai congelar concessão de vistos para imigrantes do Brasil, Rússia e outros países

Medida visaria dificultar entrada de imigrantes que se beneficiariam de assistência social nos EUA
14/01/26 às 11:03h
Governo dos EUA vai congelar concessão de vistos para imigrantes do Brasil, Rússia e outros países

(Imagem: marconofri/Getty Images Signature)

De acordo com informação veiculada pela emissora de TV norte-americana Fox News, os EUA vão suspender a concessão de vistos para 75 países, incluindo o Brasil.

A suspensão terá início em 21 de janeiro. Um documento do Departamento de Estado, do qual a emissora teve acesso, orienta funcionários consulares a recusarem vistos das dezenas de nações.

Além do Brasil, também estão na lista Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen. Não foram divulgados quais serão todos os sancionados.


Leia mais:

Groenlândia reage a ameaças dos EUA e promete reforço militar com a Otan

Embaixada dos EUA exige perfis públicos nas redes sociais para solicitantes de vistos


O porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, disse em um comunicado:

“A imigração desses 75 países será suspensa enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para impedir a entrada de estrangeiros que se beneficiariam de programas de assistência social e benefícios públicos”.

Ainda não há detalhes dos tipos de vistos que serão bloqueados. A orientação, no entanto, instrui funcionários a negarem vistos a candidatos que provavelmente dependerão de benefícios públicos, levando em consideração uma ampla gama de fatores, incluindo saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e até mesmo a possível necessidade de cuidados médicos de longo prazo.

Até o momento de postagem desta matéria, o Itamaraty brasileiro ainda não se pronunciou sobre a informação.

*Com informações de UOL